12h de Sebring
17/03/2013 01:28

Di Grassi recebe carro de McNish na liderança e tem cerca de 10s de vantagem para Jarvis a 2h do fim

Com um sexto da corrida faltando, Lucas Di Grassi pode fazer história e se tornar o primeiro brasileiro a vencer na classificação geral das 12 Horas de Sebring
Warm Up, de Sebring
RENAN DO COUTO, de Sebring

O primeiro acidente mais forte das 12 Horas de Sebring de 2013 aconteceu no início da oitava hora de disputa. Tocado por Richard Westbrook, Bill Sweedler perdeu o controle de sua Ferrari e se chocou com violência contra a barreira de pneus, que se desmanchou. Apesar da força do impacto, o piloto saiu ileso.

Claro que a panca provocou um longo período de bandeira amarela, que mudou a história da corrida. Foi nesse momento que a estratégia do carro #2 se tornou melhor que a do #1, fazendo o protótipo então pilotado por Allan McNish assumir a liderança da corrida.

Lucas Di Grassi lidera as 12 Horas de Sebring no início da fase decisiva da prova (Foto: Facebook/Audi)

Sem a mesma intensidade de horas antes, a disputa pela primeira posição se resumiu aos dois carros da Audi trocando voltas rápidas numa brincadeira de gato e rato. Com 9h30 de corrida, chegou o momento de trocar mais uma vez os pilotos.

Primeiro, quem entrou no box foi McNish, que passou a vez a Lucas Di Grassi. Uma volta mais tarde, Marcel Fässler entregou o #1 para Oliver Jarvis. Os dois mais jovens que a Audi trouxe para Sebring, já depois do anoitecer, passariam a brigar no escuro pela vitória. Retornando dos pit-stops, a diferença era de 10s a favor do brasileiro, que administrava a situação.

Apenas uma dúvida está no ar para as duas horas finais de corrida: Lucas e Oliver seguirão na pista até o fim?

Por ora, o pódio é completado pelo trio da Rebellion formado por Neel Jani, Nick Heidfeld e Nicolas Prost. Eles têm cinco voltas de desvantagem em relação aos Audi.

Parciais: 
Largada: Tréluyer mantém liderança, e Delta Wing para nos boxes
Hora 1: Equipe de Senna troca radiador. Tréluyer lidera
Hora 4: Após punição de McNish, Di Grassi assume carro em 2º lugar

Hora 7: Di Grassi e Jarvis se tocam na disputa pela liderança

As imagens das 12 Horas de Sebring

Dando continuidade ao duelo interno da equipe Level 5 na LMP2, Ryan Briscoe e Simon Pagenaud completaram a décima hora de corrida como líder e vice-líder da divisão. A mais de uma volta deles está Tom Kimber-Smith no terceiro lugar.

O brasileiro Bruno Junqueira e o norte-americano Alex Popow vão se recuperando bem na categoria PC depois de perderem um bom tempo com problemas e pit-stops não planejados. Líderes nas primeiras horas da prova, eles chegaram a cair bastante, mas já estão de volta ao terceiro lugar, a 1min40s do líder David Ostella. Kyle Marcelli é o segundo, ao passo que Tristan Nunez e Jonathan Bennett continuam por perto.

Na GT, a Ferrari de Olivier Beretta, Gianmaria Bruni e Matteo Malucelli, que largou na pole-position, lidera com mais de 1min40s de vantagem para o Corvette de Oliver Gavin, Tommy Milner e Richard Westbrook. Na mesma volta está Nick Tandy, de Porsche, ainda com chances de vitória. A GTC, por fim, viu mais uma mudança de ponteiro com Damien Faulkner deixando Jon Fogarty para trás.

ALMS, 12 Horas de Sebring, parcial, décima hora:

 

 

1
Lucas DI GRASSI
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
300 voltas
 
 
 
2
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
Oliver JARVIS
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+9.1
 
 
 
3
Nicolas PROST
Nick HEIDFELD
Neel JANI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+5 voltas
 
 
 
4
Klaus GRAF
Lucas LUHR
Romain DUMAS
P1
Pickett
HPD ARX-03c Honda
+6 voltas
 
 
 
5
Mathias BECHE
Congfu "Frankie" CHENG
Andrea BELICCHI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+8 voltas
 
 
 
6
Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI
Ryan BRISCOE
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
+15 voltas
 
 
 
7
Scott TUCKER
Ryan HUNTER-REAY
Simon PAGENAUD
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
+16 voltas
 
 
 
8
Tom KIMBER-SMITH
Christian ZUGEL
Eric LUX
P2
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+18 voltas
 
 
 
9
David CHENG
Mike GUASCH
David OSTELLA
PC
PR1 Mathiasen
Oreca FLM09 Oreca
+24 voltas
 
 
 
10
Kyle MARCELLI
Chris CUMMING
Stefan JOHANSSON
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
+24 voltas
 
 
 
11
Bruno JUNQUEIRA
Alex POPOW
Duncan ENDE
PC
RSR
Oreca FLM09 Oreca
+24 voltas
 
 
 
12
Tristan NUNEZ
Charlie SHEARS
David HEINEMEIER HANSSON
PC
Performance Tech
Oreca FLM09 Oreca
+24 voltas
 
 
 
13
Jonathan BENNETT
Colin BRAUN
Mike WILKINS
PC
CORE
Oreca FLM09 Oreca
+24 voltas
 
 
 
14
Gianmaria BRUNI
Olivier BERETTA
Matteo MALUCELLI
GT
Risi
Ferrari F458 Italia
+25 voltas
 
 
 
15
Oliver GAVIN
Tommy MILNER
Richard WESTBROOK
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
+25 voltas
 
 
 
16
Wolf HENZLER
Bryan SELLERS
Nick TANDY
GT
Falken Tire
Porsche 911 GT3 RSR
+25 voltas
 
 
 
17
Ed BROWN
Johannes van OVERBEEK
Anthony LAZZARO
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
+26 voltas
 
 
 
18
Bill AUBERLEN
Maxime MARTIN
Jörg MÜLLER
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
+27 voltas
 
 
 
19
Bryce MILLER
Marco HOLZER
Richard LIETZ
GT
Paul Miller
Porsche 911 GT3 RSR
+28 voltas
 
 
 
20
Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER
Marc GROSSENS
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
+29 voltas
 
 
 
21
Tomy DRISSY
Rusty MITCHELL
Chapman DUCOTE
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
+29 voltas
 
 
 
22
Dirk MÜLLER
Joey HAND
John EDWARDS
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
+36 voltas
 
 
 
23
Bem KEATING
Damien FAULKNER
Craig STANTON
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
+40 voltas
 
 
 
24
Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Bruno SENNA
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+40 voltas
 
 
 
25
Cooper MACNEIL
Jeroen BLEEKEMOLEN
Dion von MOLTKE
GTC
Alex Job
Porsche 911 GT3 Cup
+40 voltas
 
 
 
26
Nelson CANACHE JR.
Spencer PUMPELLY
Brian WONG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
+40 voltas
 
 
 
27
Henrique CISNEROS
Marco SEEFRIED
Sean EDWARDS
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
+41 voltas
 
 
 
28
Mike HEDLUND
Jan HEYLEN
Jon FOGARTY
GTC
JDX
Porsche 911 GT3 Cup
+41 voltas
 
 
 
29
Patrick DEMPSEY
Andy LALLY
Joe FOSTER
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
+43 voltas
 
 
 
30
Michael AVENATTI
Andrew DAVIS
Bob FAIETA
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
+43 voltas
 
 
 
31
Pierre EHRET
Alexander IMPERATORI
Brett SANDBERG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
+43 voltas
 
 
 
32
David CALVERT-JONES
Eric CURRAN
Lawson ASCHENBACH
GTC
Competition
Porsche 911 GT3 Cup
+45 voltas
 
 
 
33
Paul DALLA LANA
Billy JOHNSON
Pedro LAMY
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+50 voltas
 
 
 
34
Carlos GOMEZ
Mario FARNBACHER
Kuba GIERMAZIAK
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
+52 voltas
 
 
 
35
Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL
Kuno WITTMAR
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
+54 voltas
 
 
 
36
Mirco SCHULTIS
Patrick SIMON
Pierre KAFFER
PC
DragonSpeed
Oreca FLM09 Oreca
+72 voltas
 
 
 
37
Scott SHARP
Guy COSMO
David BRABHAM
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
+80 voltas
 
 
 
38
Al CARTER
Kevin ESTRE
Carlos DE QUESADA
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
+85 voltas
 
 
 
39
Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA
Jordan TAYLOR
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
Abandonou
 
 
 
40
Bill SWEEDLER
Townsend BELL
Leh KEEN
GT
West/AJR
Ferrari F458 Italia
Abandonou
 
 
 
41
Chris DYSON
Guy SMITH
Butch LEITZINGER
P1
Dyson
Lola B12/60 Mazda
Abandonou
 
 
 
42
Andy MEYRICK
Olivier PLA
P1
Delta Wing
Delta Wing LM12 Elan
Abandonou
 
 
 

O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ as 12 Horas de Sebring, etapa da American Le Mans Series, com o repórter Renan do Couto

Últimas Notícias
sábado, 25 de março de 2017
MotoGP
MotoGP
MotoGP
MotoGP
F1
F1
MotoGP
Nascar
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook