12h de Sebring
14/03/2013 20:42

Fusão da Grand-Am com ALMS se chamará United Sportscar e começa com 24h de Daytona de 2014

A nova categoria foi anunciada nesta quinta-feira, em Sebring, e será chancelada pela IMSA. Serão cinco divisões na pista, misturando os protótipos e os carros GT tanto da Grand-Am quanto da ALMS
Warm Up
Redação GP, de São Paulo

A mais nova categoria do automobilismo mundial já tem nome. A United Sportscar, fusão da Grand-Am com a American Le Man Series (ALMS), foi anunciada nesta quinta-feira (14), em Sebring, e terá início com as 24 Horas de Daytona de 2014. O novo campeonato será chancelado pela IMSA e terá cinco divisões na pista.

O anúncio ocorreu apenas seis meses após a fusão das categorias ter sido revelada. O presidente da Grand-Am, Ed Bennett, disse que o trabalho em parceria entre os organizadores dos dois certames serviu como inspiração para batismo do mais novo campeonato norte-americano.

A nova categoria vai misturar os regulamentos da ALMS e Grand-Am (Foto: Facebook/ALMS)

“O novo nome já diz tudo”, disse Bennett. “Em apenas seis meses, desde que anunciamos a fusão, a Grand-Am e a ALMS têm trabalhado duro para se tornar uma única organização, que vai redefinir o endurance na América do Norte. A United Sportscar reflete o espírito de como começamos a trabalhar juntos em busca de um mesmo objetivo”, declarou.

O chefe da ALMS, Scott Atherton, concordou com o colega e disse que todos os envolvidos no novo projeto foram ouvidos antes que o nome fosse escolhido “Quando chegou a hora de nomear a nossa nova categoria, sentimos que tínhamos apenas uma chance de fazer isso corretamente e agora acreditamos que conseguimos”, afirmou.

“Nós começamos esse processo ouvindo todo mundo. Fabricantes, parceiros corporativos, pilotos, equipes, pistas e, claro, torcedores. As ideias foram valiosíssimas e nos ajudou a alcançar a marca anunciada hoje”, completou.

A nova categoria será chancelada pela IMSA e terá cinco divisões na pista, misturando os atuais regulamentos da ALMS e da Grand-Am. Confira abaixo a composição das divisões da United Sportscar:

Prototype (P): terá os carros DP da Grand-Am e os LMP2 da ALMS, além do Delta Wing
Prototype Challenge (PC): é a mesma categoria da ALMS, onde todos os carros são iguais, com chassis Oreca e motores Nissan
GT Le Mans (GTLM): é a atual divisão da ALMS, com as mesmas regras das 24 Horas de Le Mans
GT Daytona (GTD): é a divisão GT da Grand-Am, além da GTC da ALMS, onde competem apenas Porsche Cup
GX: é a nova divisão da Grand-Am, que tem carros experimentais e de tecnologias verde

O restante do calendário de 2014 ainda não foi divulgado.

Últimas Notícias
domingo, 26 de fevereiro de 2017
F1
Superbike
MotoGP
sábado, 25 de fevereiro de 2017
F1
F1
F1
F1
F1
F1
MotoGP
F1
Nascar
F1
F1
Superbike
Galerias de Imagens
Facebook