Endurance
26/10/2016 08:51

Com foco total na F-E, Audi surpreende e anuncia saída do Mundial de Endurance ao fim da temporada 2016

Os rumores que circulavam na imprensa europeia indicavam que a Audi deixaria o grid do WEC no fim do ano que vem. Mas a montadora alemã anunciou seus planos e decidiu encerrar sua participação no Mundial de Endurance e de todas as corridas de longa duração de forma oficial em 2016. A marca segue comprometida com o DTM e anunciou que seguirá cada vez mais focada na F-E, contando com Lucas Di Grassi como um dos seus pilotos
Warm Up
Redação GP, de Sumaré

A Audi anunciou, na manhã desta quarta-feira (26), que vai deixar o grid do Mundial de Endurance (WEC) ao fim da temporada 2016. Nas últimas semanas, rumores na imprensa europeia davam conta que a marca das quatro argolas deixaria o grid da categoria só no fim de 2017, mas o foco cada vez maior na F-E, onde conta com Daniel Abt e o brasileiro Lucas Di Grassi como pilotos, fez com que a Audi decidisse pela categoria dos carros elétricos, entendendo que já cumpriu seu papel no WEC, optando pela saída de imediato. Em contrapartida, o envolvimento da montadora alemã no DTM segue como previsto para 2017.
 
É o fim de uma era de 18 anos. Uma era bem-sucedida, como afirma a montadora em seu comunicado. Durante este período, foram nada menos que 13 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, eternizando Tom Kristensen como o maior vencedor da principal prova de longa duração do esporte a motor. A Audi foi duas vezes campeã do Mundial de Endurance e, por nove vezes consecutivas, conquistou o título da American Le Mans Series, principal certame do endurance na América do Norte.
Fim de uma era: a Audi vai deixar as corridas de longa duração em 2016 (Foto: Audi)
“Depois de 18 anos nas corridas de protótipos, onde nós fomos excepcionalmente bem-sucedidos pela Audi, obviamente é extremamente difícil sair”, afirmou o diretor-esportivo da Audi, Dr. Wolfgang Ullrich. “A Audi Sport Team Joest marcou época durante seu período no WEC como nenhuma outra equipe. Gostaria de expressar meus agradecimentos à nossa equipe, a Reinhold Joest e a esta equipe, aos pilotos, parceiros e patrocinadores por essa cooperação extremamente bem-sucedida. Foram grandes tempos”, afirmou o dirigente.
 
A fábrica de Ingolstadt confirmou que deixa o Endurance por completo, saindo inclusive do grid das 24 Horas de Le Mans. Em pronunciamento diante de 300 funcionários do departamento de esportes a motor, Rupert Stadler, diretor-executivo da Audi, revelou a decisão estratégica da marca para mantê-la competitiva nos próximos anos. Assim, a montadora decidiu deixar sua participação nas corridas de longa duração, voltando o foco para a F-E.
 
“Nós estamos encarando a corrida para o futuro com a energia elétrica. Como nossos carros de produção estão começando a ser cada vez mais elétricos, nossos carros de corrida, bem como a tecnologia de ponta da Audi, têm de ser ainda mais”, afirmou o executivo.
 

A primeira temporada com o envolvimento pleno da Audi na F-E terá início em 2018, mas a marca já tem sua participação na categoria dos carros elétricos desde sua criação, sendo parceira do Team Abt. Com a decisão de deixar de vez o Mundial de Endurance, o foco esportivo da fábrica será quase todo voltado à F-E.
 
Mas a Audi continuará no DTM, uma competição vista como estratégica pela empresa, que compete contra duas concorrentes no mercado: Mercedes e a BMW. A empresa já trabalha no modelo sucessor do RS 5 DTM para 2017 depois de vencer os campeonatos de construtores e de equipes neste ano. Edoardo Mortara ficou perto do título entre os pilotos, vencido por Marco Wittmann, da BMW. Não há, contudo, uma decisão definitiva sobre a permanência da Audi no Mundial de Rallycross. Neste ano, a montadora foi campeã com Mattias Ekström.
 


Últimas Notícias
domingo, 19 de novembro de 2017
Stock Car
Stock Car
Stock Car
Brasileiro de Marcas
Stock Car
Stock Car
Endurance
Rali
Nascar
Brasileiro de Turismo
Motociclismo
Endurance
F3
Motociclismo
Stock Car
Galerias de Imagens
Facebook