Endurance
03/05/2014 18:35

Problemas mecânicos da Porsche nas 6 Horas de Spa deixam caminho livre para segunda vitória da Toyota no WEC em 2014

A Toyota assumiu a liderança da corrida na segunda rodada de pit-stops e enfrentava dura concorrência da Porsche, mas problemas mecânicos dos dois protótipos alemães facilitaram a vida dos japoneses. Lucas Di Grassi fez um ótimo stint para garantir pódio da Audi e evitar nova dobradinha dos Corollões
Warm Up
RENAN DO COUTO, de São Paulo
A Toyota vai se mostrando a equipe mais forte do Mundial de Endurance neste início de temporada 2014. A segunda vitória em duas corridas foi conquistada neste sábado (3), nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, mais uma vez com o trio formado por Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi. Eles lideram o campeonato com 50 pontos.

Desta vez, a montadora não conseguiu uma dobradinha, mas também não viu o protótipo #8 ser ameaçado na segunda metade da prova. A margem de vitória foi de mais de um minuto. Lapierre conduziu o Corollão à bandeirada.

A Audi terminou na segunda posição com Lucas Di Grassi/Tom Kristensen/Loïc Duval e o outro TS040, do trio Alexander Wurz/Kazuki Nakajima/Stéphane Sarrazin, completou o pódio.

Os primeiros líderes da prova foram Neel Jani/Marc Lieb/Romain Dumas, que largaram na pole-position. Eles permaneceram na dianteira até a segunda rodada de pit-stops, quando o #8 passou a frente.
Toyota #8 liderou mais da metade da prova em Spa (Foto: Toyota)
A tensão relativa às estratégias de cada time, porém, seguia no ar. A Porsche, com maior autonomia, esticava seus stints tentando ganhar tempo. Continuou assim até 2h30 do final, quando o #14 subitamente perdeu potência devido a um problema elétrico. Dumas, que estava no cockpit naquele momento, não precisou parar, mas deu duas voltas em baixa velocidade até conseguir fazer ajustes no painel do protótipo que resolveram a falha. Já era tarde: ele tomou uma volta do líder e caiu para a quarta colocação.

Sem esse Porsche na briga, parecia que a Toyota seria capaz de fazer nova dobradinha, mas Di Grassi, com um ótimo stint a bordo do R18 e-tron, se intrometeu na história. Até então, o desempenho dos três R18 não vinha sendo bom o bastante para fazer frente às outras duas equipes de fábrica da LMP1.

Com um ritmo forte e um desgaste de pneus inferior, o brasileiro ganhou a posição de Alexander Wurz. O austríaco foi capaz de dar o troco com uma arriscada ultrapassagem por fora na curva Les Combes, mas o trabalho de boxes recolocou o #1 à frente. Na fase final da prova, Duval retornou ao cockpit e não permitiu a aproximação de Sarrazin.

Esse foi o primeiro pódio da Audi no ano, já que a marca de Ingolstadt amargou dois abandonos provocados por acidentes nas 6 Horas de Silverstone. Ainda assim, era visível durante a prova que há muito a ser feito para manter a sequência de vitórias nas 24 Horas de Le Mans, que acontecem em 15 e 16 de junho.

O R18 e-tron quattro #3, modelo especial para Le Mans, com menos downforce, não acompanhou o pelotão da frente em Spa momento algum. Marco Bonanomi e Filipe Albuquerque terminaram na sexta posição, 51s atrás dos pilotos do #2, Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer.

O Porsche de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley enfrentou muitos problemas ao longo das 6 horas de corrida. Com pouco mais de 20 minutos de prova, Bernhard já recolheu para a garagem com o eixo dianteiro quebrado – resultado do impacto ao passar sobre uma zebra. Foram pelo menos quatro pit-stops mais longos para o #20.

icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens das 6 Horas de Spa-Francorchamps

Ferrari segura Porsche e Aston Martin para vencer na GTE Pro

Gianmaria Bruni e Toni Vilander foram os vencedores da classe mais disputada do dia, a GTE Pro. De Ferrari, eles levaram a melhor sobre Patrick Pilet e Jörg Bergmeister, da Porsche, e os companheiros de equipe Davide Rigon e James Calado.

Bruni e Vilander tiveram o melhor carro desde o início da prova, mas viram a Aston Martin fazer um 1-2 por bastante tempo. Acontece que faltou fôlego para a montadora britânica.

Como os próprios pilotos admitiam, o ritmo não era bom o suficiente, logo, seria preciso surpreender na estratégia. Fazendo stints duplos, a marca se viu na liderança com o #97 pilotado por Darren Turner e o #99 de Fernando Rees.

Rees fez um stint excelente na segunda hora da corrida, segurando Vilander até passar o volante do Vantage para seus companheiros. Bruno Senna, que assumiu o #97, também fez bom trabalho e ocupou a segunda posição durante boa parte da prova. Só que não teve como.

Senna e Rees terminaram, respectivamente, em quarto e quinto na GTE Pro.

A LMP2 foi vencida pela equipe G-Drive com um Morgan-Nissan pilotado por Olivier Pla, Julien Canal e Roman Rusinov. Nem mesmo um defeito no farol que teve de ser consertado durante um pit-stop atrapalhou a corrida do trio, que tinha 1min11s196 de frente para o Zytek da Jota Sport na linha de chegada.

Na GTE Am, outra vitória da Ferrari, com o trio Marco Cioci, Mirko Venturi e Luis Pérez Companc. A Aston Martin fechou o pódio da divisão.

Mundial de Endurance, 6 Horas de Spa-Francorchamps:
 
1 8 ANTHONY DAVIDSON
NICOLAS LAPIERRE
SÉBASTIEN BUEMI
ING
FRA
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
171 voltas  
 
 
2 1 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
TOM KRISTENSEN
BRA
FRA
DIN
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+1:13.926  
 
 
3 7 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
KAZUKI NAKAJIMA
AUT
FRA
JAP
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
+1:20.861  
 
 
4 14 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
+1 volta  
 
 
5 2 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+1 volta  
 
 
6 3 FILIPE ALBUQUERQUE
MARCO BONANOMI
POR
ITA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+2 voltas  
 
 
7 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
+10 voltas  
 
 
8 26 ROMAN RUSINOV
OLIVIER PLA
JULIEN CANAL
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE
Morgan
Nissan
+11 voltas  
 
 
9 38 SIMON DOLAN
HARRY TINCKNELL
MARC GENÉ
ING
ING
ESP
P2 JOTA SPORT
Zytek Z11SN Nissan
+11 voltas  
 
 
10 47 MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY
ALEXANDRE IMPERATORI
ING
ING
CHI
P2 KCMG
Oreca 03
Nissan
+12 voltas  
 
 
11 37 KIRILL LADYGIN
VIKTOR SHAITAR
ANTON LADYGIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
+13 voltas  
 
 
12 27 SERGEY ZLOBIN
NICOLAS MINASSIAN
MAURIZIO MEDIANI
RUS
FRA
ITA
P2 SMP
Oreca 03
Nissan
+13 voltas  
 
 
13 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+19 voltas  
 
 
14 91 PATRICK PILET
JÔRG BERGMEISTER
FRA
ALE
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
+20 voltas  
 
 
15 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+20 voltas  
 
 
16 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ING
ALE
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+20 voltas  
 
 
17 99 ALEX MACDOWALL
DARRYL O'YOUNG
FERNANDO REES
ING
HKG
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+21 voltas  
 
 
18 61 LUIS PÉREZ-COMPANC
MARCO CIOCI
MIRKO VENTURI
ARG
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+22 voltas  
 
 
19 95 KRISTIAN POULSEN
DAVID HEINEMEIER HANSSON
RICHIE STANAWAY
DIN
DIN
NZL
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+22 voltas  
 
 
20 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
CHRISTOFFER NYGAARD
CAN
POR
DIN
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+22 voltas  
 
 
21 92 MARCO HOLZER
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
ALE
FRA
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
+23 voltas  
 
 
22 88 CHRISTIAN RIED
KLAUS BACHLER
KHALED AL QUBAISI
ALE
AUT
EAU
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
+23 voltas  
 
 
23 20 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
+23 voltas  
 
 
24 81 STEPHEN WYATT
MICHELE RUGOLO
SAM BIRD
AUS
ITA
ING
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+23 voltas  
 
 
25 75 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
MATTHIEU VAXIVIÈRE
FRA
FRA
FRA
GTE
AM
PROSPEED
Porsche 911 GT3 RSR
+25 voltas  
 
 
26 90 PETER MANN
RAFFAELE GIAMMARIA
LORENZO CASE
EUA
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+26 voltas  
 
 
27 90 VICENTE POTOLICCHIO
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE
AM
8 STAR
Ferrari F458 Italia
+29 voltas  
 
 
28 13 DOMINIK KRAIHAMER
ANDREA BELICHI
AUT
ITA
P1 REBELLION
Lola B12/60 Coupé
Toyota
NC  
 
 
 

Últimas Notícias
domingo, 22 de outubro de 2017
F1
Stock Car
F1
F1
Stock Car
Stock Car
F1
F1
Nascar
Superbike
F1
Brasileiro de Marcas
MotoGP
MotoGP
F1
Galerias de Imagens
Facebook