Endurance
18/11/2017 17:03

Toyota fecha temporada do WEC com vitória no Bahrein. Senna triunfa e conquista título mundial na LMP2

A Toyota fechou o campeonato de 2017 do Mundial de Endurance em alta. Os japoneses triunfaram no Bahrein com o #8, comandado por Anthony Davidson, Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi. O grande destaque ficou para a LMP2, que teve vitória e título de Bruno Senna com o #31 da Rebellion
Warm Up
Redação GP, de São Paulo


Com a definição do título da LMP1 já resolvida na penúltima etapa, os holofotes se viraram para a LMP2. Neste sábado (18), nas 6 Horas do Bahrein, Bruno Senna e Julien Canal confirmaram a vantagem, triunfaram na etapa e sacramentaram a conquista do título mundial. Um feito histórico.
 
Nicolas Prost também fez parte do trio da Rebellion na vitória no Bahrein e em quase toda a temporada, mas acabou de mãos abanando por ter ficado fora das 6 Horas de Nürburgring, etapa que coincidiu com o calendário da F-E, outra categoria disputada pelo francês, que compete pela Renault e.dams na categoria dos carros elétricos.
 
A vitória do #31 veio com boa dose de sofrimento. Apesar de um ritmo muito bom nas primeiras cinco horas, o trio teve problemas hidráulicos na hora decisiva e viu a vantagem para os demais cair volta após volta. No fim, apesar de uma pequena pressão do trio #38 da Jackie Chan Racing — exatamente o concorrente na luta pelo título —, a vitória e o campeonato foram assegurados por Senna e Canal, com o brasileiro sendo o responsável pelo stint final em Sakhir.
O pódio da LMP2 no Bahrein (Foto: Vaillante Rebellion)
"Foi um final louco. Perdemos a direção hidráulica e ficamos tentando reiniciar o sistema sem parar porque o carro estava muito duro para guiar. Deu certo ali nas últimas voltas, a coisa melhorou. Foi muito tenso, mas incrível que deu certo. Aqui estamos e somos campeões. Sem palavras. Ainda não consigo acreditar", disse Bruno em entrevista após a corrida.

Ainda na LMP2, dois outros brasileiros fecharam a temporada em alta. Nelsinho Piquet e seus companheiros de Rebellion #13 ficaram com a terceira colocação, enquanto André Negrão e os parceiros do #36 cruzaram a linha final em quarto.
Bruno Senna levantou o título da LMP2 (Foto: Vaillante Rebellion)
Na já definina LMP1, a Toyota voltou a mostrar que poderia ter sido campeã se não tivesse os problemas das 24 Horas de Le Mans - etapa que vale pontuação dobrada e teve vitória dos campeões do Porsche #2. O trio do #8, de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima não deu chances aos rivais e chegou mais de uma volta na frente da concorrência.

Já consagrados campeões, os pilotos do #2 da Porsche voltaram a ter boa atuação. Brendon Hartley, Timo Bernhard e Earl Bamber colocaram a marca, que se despede do mundial, na segunda posição. Pouco atrás deles cruzou a linha final o trio do Porsche #1, formado por Neel Jani, Nick Tandy e André Lotterer, que foram punidos por um choque com um carro da mesma marca da classe LMGTE-Pro.



A corrida ainda teve outros momentos um tanto quanto bizarros. O maior deles, sem dúvida, foi a entrada da bandeira amarela na pista inteira por conta de uma invasão de um gato preto.

Na GTE Pro, Sam Bird conduziu a Ferrari de número #71 para o triunfo na etapa derradeira do campeonato, mas quem ficou com a taça foi o carro #51, que tirou o pé no final para os companheiros de equipe, mas somou os pontos suficientes com James Calado e Alessandro Pier Guidi.
O Toyota #8 venceu na LMP1 (Foto: Toyota)
Os principais rivais do Ferrari #51 na categoria eram os pilotos do Porsche #91, mas não foi um grande dia para Frédéric Makowiecki e Richard Lietz, que chegaram na quarta posição e fizeram o suficiente apenas para o vice-campeonato.

Na GTE Am, os favoritos confirmaram a condição e levaram o caneco. Com Pedro Lamy cruzando a linha final na primeira posição, o português, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana garantiram a taça para a Aston Martin.
 
MELHOR DE 2017

COM TÍTULO EM TEMPORADA DIFÍCIL, MÁRQUEZ É PILOTO DO ANO


Últimas Notícias
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
F1
Truck
Kart
Truck
Kart
MotoGP
F1
F1
Truck
Kart
MotoGP
F1
F1
F1
Kart
Galerias de Imagens
Facebook