F-E
13/12/2014 11:00

Prost voa no fim e marca tempo mais rápido no primeiro treino livre em Punta del Este. Senna é oitavo

Nicolas Prost esteve andando no meio do pelotão durante praticamente todo o tempo, até que nos últimos minutos superou Stéphane Sarrazin, que vinha na ponta, e tomou de assalto a primeira colocação. Daniel Abt e Jérôme D'Ambrosio se juntaram a Prost na casa de 1min16s
Warm Up, de Punta del Este
PEDRO HENRIQUE MARUM, de Punta del Este
Os tempos baixaram muito mais do que se esperava para o primeiro treino livre deste sábado (13) em Punta del Este, isso com certeza. Nicolas Prost conseguiu trazer sua e.dams para 1min16s696 e o primeiro lugar numa pista escorregadia como a casa do eP uruguaio. 
 
Atrás, Daniel Abt veio forte. Anotou 1min16828, somente 0s132 atrás de Prost. E bem à frente do 1min19s058 e 16º lugar do companheiro Lucas Di Grassi, que começou bem a sessão, mas acabou ficando para trás, ao menos em quesito de desempenho.
 
Jérôme D'Ambrosio ficou entre as primeiras colocações o tempo inteiro, também anotando tempo abaixo da casa de 1min17 no fim: 1min16s959 e o terceiro posto para uma Dragon que parece forte no Uruguai.
Nicolas Prost (Foto: Reuters)
Os estreantes mostraram que, pelo menos por enquanto, a diferença entre regulares da categoria e participantes de primeira viagem não é tão grande. Jean-Éric Vergne veio na sexta colocação, enquanto Antonio García andou em 14º à frente do companheiro Nelsinho Piquet, 15º. Salvador Durán, sim, sofreu mais. Foi o 20º, mas nada muito diferente do que faz a titular da vaga da Amlin, Katherine Legge.
 
O segundo treino livre inicia às 10h30 (horário de Brasília).

Confira como foi o TL1 em Punta del Este:

Assim que o relógio foi acionado, os pilotos saíram em peso. À frente, Nicolas Prost, o homem das classificações até aqui na temporada. De imediato, os tempos foram caindo bastante. Com cinco minutos, Matthew Brabham liderava com 1min22s342. 
 
Após a evolução mostrada na Malásia, Jarno Trulli foi o último a marcar uma volta rápida. Na única tentativa, saíra com incríveis mais de 4min e voltara aos boxes. Quando enfim conseguiu, foi de 1min23s003, 17º tempo.
 
A ponta tinha alta rotatividade. Depois de Brabham neto, Jérôme D'Ambrosio marcou o melhor tempo antes de Lucas Di Grassi, com dez minutos de treino, anotar 1min19s675, e ser o primeiro a baixar da casa do 1min20s.
 
Atrás de Di Grassi vinham as duas Dragon, de D'Ambrosio e Oriol Servià. Jaime Alguersuari e Jean-Éric Vergne completavam o top-5 com 14 minutos de sessão.
Traçado de Punta del Este (Foto: Divulgação/Fórmula E)
Em seguida, Nelsinho Piquet colocou a China nas primeiras colocações. Seu 1min20s413 rendeu o segundo lugar. Seu companheiro da etapa uruguaia e estreante da categoria, Antonio García, vinha no oitavo posto, cerca de 0s8 atrás.
 
Enquanto os compatriotas traziam seus carros às duas primeiras colocações, Bruno Senna tinha mais dificuldade. Com 20 minutos de TL, o piloto da Mahindra vinha na 14ª colocação quando acabou rodando e saindo na área de escape.
 
A escapada de Senna acabou passando despercebida, porém, porque no minuto seguinte Michela Cerruti, que conseguia apenas arrastar sua Trulli ao último lugar, perdeu o carro completamente sozinha em uma das retas e bateu no muro. Era a primeira apresentação da bandeira vermelha no dia.
 
Após quatro minutos de paralisação, a volta à pista não foi tão quente quanto a abertura inicial. Apenas alguns se lançaram ao traçado, com Bird alcançando a terceira colocação na tabela. 
 
A 18 minutos do fim, Nick Heidfeld, até então ainda sumido, chegou à baila. Seu tempo de 1min18s319 se mostrava voador e colocava a Venturi na frente pela primeira vez no dia. Bird seguiu, baixou de 1min20s e passou Nelsinho pelo terceiro posto.
 
Não demorou três minutos até que Nick Heidfeld fosse superado. Stéphane Sarrazin trouxe a outra Venturi à frente. García também baixou de 1min18, ficando com o terceiro posto. Em sua volta seguinte, Sarrazin voltou a melhorar e trouxe o jogo para o nível de 1min17s2.
 
Com 13 minutos restantes, o aviso de que Senna estava sob investigação dos fiscais por conta da rodada minutos antes.O carro #6, de Servià, também foi colocado em investigação. Os comissários resolveram não punir Bruno.
 
Nove minutos para o fim Sarrazin, Servià, Heidfeld, García, Piquet, Di Grassi, Bird, Alguersuari, Sébastien Buemi e Vergne compunham o top-10. 
 
O carro da F-E, ainda mais numa pista com aderência dificultada por areia de praia, se mostrava escorregadio demais. Em instantes seguidos, Trulli escapou e D'Ambrosio deu uma traseirada forte no que vinha sendo sua melhor volta. 
 
Eis que a cinco minutos do fim, as duas e.dams resolveram se colocar na conversa. Buemi marcou 1min17s192, mas Prost veio com 1min16s696 e o primeiro tempo.
 
Em meio ao fervor dos tempos baixos, Servià recebeu mais um aviso de investigação.
 
Abt, então, surgiu entre as e.dams, também com tempo abaixo de 1min17. D'Ambrosio seguiu, se reafirmando cmo um dos protagonistas da sessão. Buemi seguiu, em quarto, com Sarrazin, Vergne, Trulli, Senna, Brabham e Karun Chandhok encerrando o top-10. 

Di Grassi e Piquet, que ensaiaram uma dobradinha, acabaram nas posições 16 e 15, respectivamente e sem muito brilho. 
 
O segundo treino livre aqui na belíssima Punta del Este começa às 10h30 (de Brasília).  A classificação inicia às 12h, enquanto o eP do Uruguai tem luzes verdes às 16h.

F-E, eP de Punta del Este, treino livre 1:

1 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 1:16.696   20
2 DANIEL ABT EUA AUDI ABT 1:16.828 +0.132 21
3 JÉRÔME D'AMBROSIO FRA DRAGON 1:16.959 +0.263 16
4 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 1:17.192 +0.496 24
5 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 1:17.222 +0.526 24
6 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA ANDRETTI 1:17.395 +0.699 23
7 JARNO TRULLI ITA TRULLI 1:17.581 +0.885 19
8 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA 1:17.628 +0.932 24
9 MATTHEW BRABHAM EUA ANDRETTI 1:17.675 +0.979 20
10 KARUN CHANDHOK IND MAHINDRA 1:17.999 +1.303 21
11 ORIOL SERVIÀ ESP DRAGON 1:18.013 +1.317 21
12 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR AMLIN AGURI 1:18.275 +1.579 19
13 NICK HEIDFELD ALE VENTURI 1:18.319 +1.623 18
14 ANTONIO GARCÍA ESP CHINA 1:18.504 +1.808 28
15 NELSON PIQUET CHN CHINA 1:18.713 +2.017 25
16 LUCAS DI GRASSI BRA ARDEN 1:19.058 +2.362 21
17 SAM BIRD ING VIRGIN 1:19.611 +2.915 21
18 JAIME ALGUERSUARI ESP VIRGIN 1:19.791 +3.095 26
19 MICHELA CERRUTI ITA TRULLI 1:20.358 +3.662 19
20 SALVADOR DURÁN MEX AMLIN AGURI 1:22.751 +6.055 18

AGUENTA O TRANCO

A McLaren confirmou por meio de sua conta no Twitter que o MP4-30, carro da equipe para a temporada 2015, já foi aprovado em todos os testes de impacto exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
 
O chassi, que terá na traseira uma unidade de força V6 turbo da Honda, precisava ser aprovado nos crash-test para ficar apto a ser utilizado na pista. A montadora japonesa retoma a parceria com a McLaren após mais de duas décadas.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
DEDO NA TOMADA

 Infos que demonstram como a F-E está atraindo atenção de grandes marcas relacionadas à F1:

_ Helmut Marko está em Punta del Este. Certamente não é para ver nenhum talento como Vettel, Ricciardo, Kvyat ou Verstappen nem para rever amigos que lhe parecem desafetos 

_ A Mercedes, que dias atrás se disse interessada na F-E, é uma das montadoras que está conversando para entrar no campeonato no ano que vem

_ A Audi é parceira da Abt em questões operacionais, até porque os carros têm a mesma base. A partir do momento em que for aberto, os carros terão um desenvolvimento técnico. E aí os alemães vão participar da brincadeira


Leia o post completo no BLOG DO VICTOR MARTINS.

 
SOM DE SOPRO DE PAPEL DE BALA

Quando o relógio deu 15 nesta sexta-feira em Punta del Este, o safety-car de tecnologia híbrida da BMW saiu dos boxes levando a primeira leva de carros e aqueles que estivessem na parte de dentro do circuito de rua para cerca dos alambrados. Os câmeras das TVs locais usaram as arquibancadas e o espaço do hospitality-center para, além de exercerem suas funções, saciar a curiosidade; o mesmo fizeram os moradores dos prédios que têm visão privilegiada. Era uma série de voltas de reconhecimento do traçado estreito e com curvas de baixa velocidade. De longe ou perto, era possível ver o espanto mesclado à surpresa.


Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.


Últimas Notícias
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Motociclismo
Outras
MotoGP
Superbike
Stock Car
Outras
MotoGP
F1
MotoGP
F1
MotoGP
F1
MotoGP
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook