F-Inter
16/12/2015 15:54

No caminho para primeira temporada de sua história, F-Inter apresenta carro em Interlagos e divulga calendário

Primeira categoria de monopostos nacionais, com sistema 'seat and drive', baixos preços e com extenso pacote promocional e de mídia vai mostrar seu monoposto em atividade pela primeira vez na história
Warm Up
Redação GP, de São Paulo
A mais nova categoria de monopostos para preparar os kartistas e pilotos de séries de base do país terá inicio em 2016. No entanto, neste domingo (20) os pilotos e fãs poderão conhecer de perto o F-Inter, que estará exposto e eventualmente se apresentará no intervalo das provas do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). 
 
A categoria adota o modelo "seat and drive", ou seja, o piloto paga pelo aluguel do equipamento e ao chegar na pista para competir encontra o carro pronto. Todos os monopostos são propriedades da F-Inter, e portanto, serão mantidos pela mesma, garantindo a qualidade do produto bem como a igualdade de competição. Uma boa oferta para quem quer começar ou permanecer no automobilismo.
 
A F-Inter terá o custo de apenas R$ 13.990 por prova. Para incentivar os interessados que comparecerem em Interlagos neste final de semana, os promotores vão abrir quatro vagas com preço de R$ 75 mil por toda a temporada. O pagamento será à vista em janeiro de 2016.
 
E ainda para a primeira prova da temporada 2016 foram reservadas seis vagas para aqueles que optarem em experimentar a categoria, participando inicialmente apenas da etapa inaugural, pagando em até dez vezes de R$1.399 no cartão de crédito. Uma forma simples e prática de fazer parte da história da categoria e participar de sua primeira corrida.
As dimensões do F-Inter são bem diferentes (Foto: Divulgação)
Inclusos no pacote de locação estão pneus e combustível necessários ao cumprimento dos treinos, classificações e corridas. O valor da locação compreende uma série de entregáveis que vão muito além da disponibilidade do carro propriamente, e serão oferecidos imediatamente no fechamento do contrato para toda a temporada. 
 
Além dos preços baixos, a categoria irá oferecer extenso pacote promocional e de mídia. A F-Inter e o Bandsports estão em negociação para a transmissão de todas as etapas do campeonato da categoria e também de seu reality-show para 2016. 
 
"O calendário que se inicia em abril terá todas as suas etapas veiculadas pelo Bandsports, bem como o seriado, que abordará todos os aspectos esportivos e humanos ligados à categoria, sempre com destaque para os pilotos e conceitos que abordem seus desafios, suas experiências de superação e o aprendizado proporcionado pela Academia de Pilotos F-Inter", contou Marcos Galassi, diretor-executivo da F-Inter.
 
F-Inter MG-15
 
O F-Inter foi projetado por José Minelli e construído em São Paulo, nos arredores do Autódromo de Interlagos. Seu projeto de engenharia foi testado, validado e certificado em testes de softwares de simulação, que asseguram o atendimento às normas de segurança, resistência e eficiência torcional. 
 
Tem um desenho inovador de grandes dimensões, além de sua aerodinâmica ter sido projetada utilizando os mesmos softwares (Computer Fluid Design) utilizados por uma das principais equipes de F1. É algo novo no Brasil, feito por controle numérico computadorizado (CNC), o que garante qualidade e elevado padrão de acabamento em compostos de fibra de carbono a cada um dos carros. As asas dianteiras e traseiras são totalmente construídas em fibra de carbono. 
 
Além de ter crash boxes dianteiro e traseiro, os destaques para a segurança vão para os side pods estruturais em plano inclinado - que evitam que o piloto seja atingido por impacto lateral - e pelo habitáculo em fibra de carbono com extrator de banco e anel de segurança para a cabeça do piloto. O volante é em fibra de carbono, com painel eletrônico 'on-board'.
 
O F-Inter vai utilizar rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala de oito polegadas na dianteira e 11 na traseira, que recebem pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros. 
 
O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6000 rpm, acoplado a caixa de câmbio nacional com 5 marchas em "h". A velocidade máxima projetada em Interlagos é de 232 km/h. 
O F-Inter vai ser mostrado ao público (Foto: Divulgação)
Campeonato
 
Serão 11 etapas no calendário 2016 de F-Inter. A cada rodada o piloto participará do sorteio do chassi que utilizará na prova. O piloto não pode repetir aquele carro até o final da temporada. O piloto só tem fixo o seu banco - feito sob medida -, os seus pneus e eventual carenagem pintada (paga separadamente). 
 
O campeonato terá quatro divisões, com pontuação geral e separada: Sprinter, para pilotos de 15 a 18 anos incompletos; Pro, para aqueles entre 18 e 25 anos de idade, Master, de 26 a 40 anos, e Sênior, de 40 anos em diante. Haverá pódio separado para cada categoria.
 
O certame paulista será composto por três turnos: O primeiro da etapa inicial à quarta (um descarte), o segundo da sexta à nona etapa (um descarte), e o terceiro turno com a quinta, décima e 11ª etapas (sem descarte). Desta forma, os campeões saem apenas na última etapa.
 
Calendário:
 
1ª Etapa - 3 de Abril - Domingo - Interlagos/São Paulo
2ª Etapa - 24 de Abril - Domingo - Interlagos/São Paulo
3ª Etapa - 15 de Maio - Domingo - Interlagos/São Paulo
4ª Etapa - 5 de Junho - Domingo - Interlagos/São Paulo
5ª Etapa - 26 de Junho - Domingo - Interlagos/São Paulo
6ª Etapa - 24 de Julho - Domingo - Interlagos/São Paulo
7ª Etapa - 14 de Agosto - Domingo - Interlagos/São Paulo
8ª Etapa - 4 de Setembro - Domingo - a definir
9ª Etapa - 16 de Outubro - Domingo - a definir
10ª Etapa - 20 de Novembro - Domingo - a definir
11ª Etapa - 18 de Dezembro - Domingo - Interlagos/SP
 
Autódromos considerados para etapas fora de São Paulo: Goiânia (GO), Cascavel (PR), Londrina (PR), Campo Grande (MS).
 
Ficha técnica
 
Monoposto: F-Inter MG-15
 
Construtor: Minelli Racing
 
Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removível e side pods laterais estruturais em plano inclinado
 
Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
 
Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
 
Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.
 
Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.
 
Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.
 
Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8" dianteira e 11" traseira
 
Pneus: Pirelli PZero Slick - 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros
 
Caixa de Direção: Minelli Racing
 
Tanque de combustível: de borracha, capacidade 30 litros
 
Pintura: Sherwin Williams à base d’água
 
Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco 
 
Banco de segurança: em fibra de carbono, removível
 
Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito
 
Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrônico embutido
 
Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças
 
Aerofólio: Fibra de carbono, com 1.000mm regulável de 0 a 11 graus.
Asa: Fibra de carbono, com 1.800mm externo fixo em 11 graus 
 
Flaps: em fibra de carbono, dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.
Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo
 
Dimensões: 
Comprimento total: 4.320mm
Largura total: 1.800mm
Altura máxima: 1.000mm
Entre eixos: 2.465mm
Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm
Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm. 
Peso: 520 kg sem combustível.
 
Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas
Coletor de admissão e escape: Minelli Racing
Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumínio para água
Sistema de Gerenciamento Eletrônico: Pro Tune Eletronic Systems
Potência: 191 hp a 6000 rpm
Torque: 21 kgfm a 6000 rpm
Câmbio: 5 marchas em H
 



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