Truck
18/03/2017 17:50

Com nove caminhões inscritos, F-Truck abre temporada com Cirino na pole e diferença de quase 4s para 2º no grid

Em meio à ruptura entre Neusa Navarro e a maior parte das equipes e pilotos do grid até a temporada passada, a F-Truck, em crise, alinhou apenas nove competidores para a primeira corrida da temporada, no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita. O tetracampeão Wellington Cirino, um dos poucos remanescentes entre os mais experientes da categoria, larga na pole
Warm Up
FERNANDO SILVA, de Sumaré
 

No momento mais profundo da maior crise da sua história, a F-Truck tenta recomeçar. Em meio aos inúmeros problemas administrativos, financeiros e esportivos, que culminaram com a debandada da maior parte das equipes e pilotos do grid, a categoria chefiada por Neusa Navarro Félix realiza neste fim de semana a primeira etapa de uma conturbada e incerta temporada 2017. O palco da primeira prova é o circuito do Velopark, em Nova Santa Rita. Depois de três treinos livres, a classificação foi realizada nesta tarde com apenas nove pilotos inscritos e teve o tetracampeão Wellington Cirino, um dos poucos remanescentes entre os competidores de maior experiência, como pole-position. Foi a 30ª da sua carreira.
 
A diferença para o segundo colocado no grid, o novato Witold Ramasauskas, foi de 3s443. Paulo Salustiano, companheiro de equipe de Cirino, enfrentou problemas na classificação e fez sua melhor volta 34s237 mais lento que o pole. 
 
Apenas nove pilotos estão inscritos para a etapa de abertura da temporada 2017. Deles, mais da metade do grid (cinco) é composta por estreantes. Ricardo Gargiulo, com Ford; Witold Ramasauskas, com Mercedes; Rodrigo Gomes, com Iveco; Alan Chanoski, também com Iveco, e a jovem uruguaia Carolina Canepa, com Volvo. 
Wellington Cirino faturou, pela 30ª vez, a pole na F-Truck (Foto: Rodrigo Ruiz)
Completam a lista: Paulo Salustiano, dono de oito vitórias na F-Truck; Joel Mendes Jr., que estreou no ano passado; Cristina Rosito, que volta ao grid da categoria dos caminhões, e o tetracampeão Wellington Cirino. Salustiano, Cirino e Mendes correm de Mercedes, enquanto Rosito acelera um caminhão Volvo.
 
A diferença em relação ao grid que abriu a última etapa da temporada passada, em Londrina, é brutal. Nada menos que 19 caminhões alinharam no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Nomes como o tetracampeão Felipe Giaffone, Roberval Andrade, Beto Monteiro, Djalma Fogaça, Leandro Totti, André Marques e Débora Rodrigues, por exemplo, estão fora desta formação atual da F-Truck em 2017.
Novato, Witold Ramasauskas surpreendeu com o segundo lugar no grid (Foto: Rodrigo Ruiz)
Por muito pouco a disputa da etapa do Velopark não aconteceu. O GRANDE PRÊMIO apurou que a categoria quitou as dívidas com a Federação Gaúcha de Automobilismo, de aproximadamente R$ 90 mil, e pôde garantir a disputa da primeira corrida da temporada. Ainda na sexta-feira, no fim do dia, a F-Truck realizou seu primeiro treino livre, que contou, melancolicamente, apenas com quatro caminhões: Mendes Jr. — o mais rápido da sessão — Witold Ramasauskas, Cristina Rosito e Carolina Canepa.
 
Na manhã deste sábado, a F-Truck realizou seu segundo treino livre. O primeiro com a presença de Cirino e Salustiano na pista. O tetracampeão dominou as atividades e marcou 1min10s828. Salustiano ficou 1s088 atrás. A diferença para a terceira colocada, Cristina Rosito, já foi enorme: 4s459. Joel Mendes Jr. e Carolina Canepa completaram a lista da segunda sessão.
A uruguaia Carolina Canepa é uma das estreantes da F-Truck no Velopark (Foto: Rodrigo Ruiz)
 

A F-Truck ainda realizou um terceiro treino, que contou com mais caminhões: sete. E, novamente, Cirino liderou as atividades ao marcar 1min11s342 como sua melhor volta, sendo seguido por Salustiano, 0s459 atrás, e Joel Mendes Jr., com 1s450 de desvantagem. Ramasauskas, Rosito, Chanoski e Carolina Canepa também estiveram na pista. Apenas no período da tarde o grid da F-Truck ganhou a presença de outros dois novatos: Ricardo Gargiulo e Rodrigo Soares.
 
Na definição do grid de largada, Cirino comprovou o favoritismo. Piloto mais experiente do grid, o dono do Mercedes #6 foi o mais rápido ao cravar 1min10s957, 3s443 de vantagem para Ramasauskas. A terceira colocada no grid foi a gaúcha Cristina Rosito, 3s964 atrás do tempo do pole-position. Alan Chanoski vai largar em quarto. Os novatos Gargiulo e Carolina Canepa partirão em quinto e sexto, respectivamente, com tempo de volta 11s mais lento em relação a Cirino. Rodrigo Soares, também estreante, é o sétimo no alinhamento inicial, 13s950 atrás da marca de Cirino. Salustiano e Joel Mendes Jr. enfrentaram problemas na classificação e vão fechar o grid de largada.
 
A largada da temporada 2017 da F-Truck está marcada para 13h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da corrida no Velopark em TV aberta pela Band.

PADDOCK GP #69 DEBATE ABERTURA DA INDY, TESTES DA F1 E MOTOGP E LEMBRA JOHN SURTEES



Últimas Notícias
domingo, 23 de julho de 2017
Stock Car
Truck
Stock Car
Truck
Truck
Stock Car
Stock Car
Stock Car
Nascar
Shell
F1
Brasileiro de Turismo
DTM
Truck
Truck
Galerias de Imagens
Facebook