F1
29/12/2016 09:20

Brawn exalta força mental, entrega e legado de Schumacher na F1: “Ajudou a levar Ferrari e Mercedes ao sucesso”

Ross Brawn é um dos personagens do mundo da F1 que melhor conhece Michael Schumacher, tendo trabalhado com o lendário piloto alemão na Benetton, Ferrari e também na Mercedes, o último time do heptacampeão mundial na categoria. E o britânico não tem dúvidas em apontar Schumacher como um dos pilares dos anos de sucesso da Mercedes, assim como foi na Ferrari. Para Brawn, o legado de Schumacher continua mais vivo do que nunca na F1
Warm Up
Redação GP, de Sumaré
 
Longe da F1 desde o fim de 2012, quando fez sua última corrida, o GP do Brasil, e lutando pela vida desde que sofreu, há três anos, o terrível acidente na estação de esqui de Méribel, Michael Schumacher segue sendo reverenciado pelo mundo do esporte pelos seus feitos, conquistas, glórias e singular capacidade de trabalho. Ross Brawn é um dos personagens da F1 que melhor conhece Schumacher, tendo trabalhado ao lado do heptacampeão na Benetton, na Ferrari e na Mercedes. Na visão do britânico, o legado de Schumacher continua mais vivo do que nunca, e prova disso é o sucesso recente alcançado pela Mercedes.
 
Depois de vender sua equipe, que havia sido campeã do mundo em 2009, para a Mercedes, Brawn seguiu no time como chefe de equipe. E foi o artífice da contratação de Schumacher, tirando o alemão da aposentadoria depois de ficar três anos curtindo a vida e a família. Mas a vontade de encarar novos desafios falou mais alto, e Michael assinava um contrato de três anos de duração com a Mercedes.
 
Neste período, Michael não venceu, tendo o terceiro lugar no GP da Europa de 2012, em Valência, como o melhor resultado no seu retorno. No entanto, Brawn enxerga em Schumacher um pilar fundamental para que a Mercedes seja hoje a equipe que domina a F1, como foi com a Ferrari nos ‘anos de ouro’ entre 2000 e 2004, período em que o alemão conquistou cinco dos seus sete títulos mundiais. 
Ross Brawn não esconde o orgulho por ter trabalhado ao lado de Michael Schumacher (Foto: Mercedes)
“Michael, claro, contribuiu para a organização e a estrutura que fez com que a Mercedes alcançasse o sucesso. Ajudou a criar o sucesso que a Ferrari teve e continuou fazendo isso na Mercedes”, declarou Brawn em programa especial veiculado pela emissora CNN em razão dos três anos do aciente sofrido por Schumacher.
 
O ex-dirigente faz questão de ressaltar a capacidade de entrega e motivação que Schumacher passava a todos os funcionários das equipes por onde passou. “Quando você vê um piloto com tanta entrega como Michael, e tão focado no sucesso, isso te impulsiona também. Sabia que não podia decepcioná-lo, e todo mundo remava na mesma direção. Sabíamos que tínhamos um piloto tão concentrado em ser bem-sucedido que nós estávamos todos motivados.”
 
“Michael era um grande motivador para nós e para melhorar a si mesmo e criar o ambiente correto e a atitude correta na equipe. Esta foi uma grande lição que aprendi de Michael. Vê-lo com seu conhecimento e maturidade, sentado com um grupo de aerodinamicistas e explicando o que ele precisava é algo que não tem preço. Foi decisivo na hora de criar os sistemas que contribuíram para o sucesso que a Mercedes tem hoje”, reforçou.
 
A força mental de Schumacher reflete na sua família, analisa Brawn. Prova disso é o trabalho que vem sendo feito pelo seu herdeiro nas pistas, Mick Schumacher, que ficou perto dos títulos na F4 Italiana e Alemã neste ano, e que em 2017 vai disputar a F3 Europeia, além da irmã Gina-Maria, que disputa provas de equitação na Europa. A vida, até mesmo para os Schumacher, tem de seguir em frente.
 
“Com o acidente de Michael, não só ele sofreu, mas toda a família. Conquistar tudo o que tem conquistado, não apenas Mick, mas também Gina-Maria e seus cavalos, é uma mostra da força que todos têm, sobretudo Corinna”, destacou, citando a esposa do maior campeão e vencedor da história da F1.
 

Últimas Notícias
domingo, 26 de março de 2017
MotoGP
MotoGP
MotoGP
MotoGP
MotoGP
Outras
MotoGP
MotoGP
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook