F1
23/03/2016 17:45

Diretor da Williams critica parceria entre Haas e Ferrari e diz que status de construtora na F1 “está sendo implodido”

O diretor-técnico da Williams, Pat Symonds, não gosta do modelo de parceria técnica que Haas e Ferrari estão operando na F1 pela primeira vez em 2016. Para ele, esse tipo de relação vai acabar com o significado de construtora na F1
Warm Up
Redação GP, do Rio de Janeiro

A Haas chegou à F1 em 2016 com uma nova proposta de desenvolvimento técnico. Comprando todos os componentes possíveis da Ferrari, o time norte-americano inaugurou uma nova era das parcerias tecnológicas - algo visto por muita gente como uma saída para as equipes médias. A Haas, por exemplo, estreou na F1 com um sexto lugar para Romain Grosjean. Nem todo mundo gosta, porém. O diretor-técnico da Williams, Pat Symonds, é um dos insatisfeitos.
 
Para o veterano da F1, é um caminho que se inicia para fazer o significado de construtora começar a ruir. Symonds não reclama agressivamente, afinal sabe que a Haas está dentro das regulamentações. Deixa claro, porém, que não gosta do panorama que se desenha.
 
"Acho que o status de construtora está sendo gradualmente implodido. Alguns gostariam que fosse implodido por completo. Creio que o que a Haas está fazendo é bom para ela, mas não sei se é para onde a F1 devesse estar indo. É totalmente legal, mas é o que a F1 quer? Não tenho certeza", questionou.
Rob Smedley e Pat Symonds (Foto: Glenn Dunbar/Williams)
Symonds lembra que quando começou a permissão para que uma equipe comprasse partes de outra, as partes que podiam ser negociadas eram algumas que pouco influiam no desempenho do carro. Hoje é diferente.
 
"Quando saíram as partes listadas, as partes listadas originais foram bem pragmáticas. Permitia que você vendesse algumas coisas sensíveis como transmissão, que são caras e com pouco impacto no desempenho. Mas abriu muito - e querem que abra ainda mais. Eu preferiria que a F1 tivesse mais ênfase nos construtores", encerrou.
 
A Williams de Symonds começou o ano com um quinto lugar para Felipe Massa e um oitavo para Valtteri Bottas, mas se vendo em apuros quando comparada às rivais da marca dos energéticos, por exemplo.
 
VEJA A EDIÇÃO #21 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1 E MOTOGP



Últimas Notícias
domingo, 30 de abril de 2017
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
Indy
Indy
Indy
sábado, 29 de abril de 2017
Indy
Rali
Galerias de Imagens
Facebook