F1
24/02/2016 13:27

FIA confirma mudanças radicais nos carros da F1 e introdução de proteção ao cockpit para temporada 2017

A FIA vai mudar radicalmente o visual dos carros para a temporada 2017: pela primeira vez na história da F1, os pilotos terão alguma espécie de proteção específica para a cabeça. Além disso, a aerodinâmica dos bólidos será melhor desenvolvida, garantindo tempos de volta melhores
Warm Up
Redação GP, de Porto Alegre

As mudanças da F1 para 2017, que em certo momento não pareciam ser das maiores, vão mudar radicalmente o visual dos bólidos da categoria. A FIA, através de um comunicado, anunciou nesta quarta-feira (24) a intenção de aplicar diversas mudanças na aerodinâmica dos carros, além de tornar realidade a tão discutida proteção à cabeça dos pilotos. Somando todas as novidades, a entidade espera que os carros sejam 3s mais velozes por volta.
 
A FIA escolheu o Halo como modelo a ser introduzido na F1. O conceito não fecha completamente o cockpit, mas permite uma maior proteção à cabeça dos competidores – questão que passou a ser debatida com maior intensidade após a morte de Jules Bianchi e Justin Wilson. A entidade segue aberta para novos conceitos, que vão seguir sendo avaliados, seguindo o desejo dos competidores do certame.
A F1 finalmente terá uma proteção para a cabeça dos pilotos (Foto: Reprodução)

Em termos de aerodinâmica, a FIA vai trabalhar para deixar os carros mais rápidos. A asa traseira vai ficar mais baixa e larga – lembrando um pouco o regulamento aerodinâmico vigente até 2008. A largura na parte de trás ganha 200 mm, indo de 750 para 950 mm e sua altura diminui de 950 mm para 800 mm. Também terá dimensão distinta a dianteira, que atualmente mede 1.650 mm, e vai para 1.800 mm.

Os pneus serão mais largos, garantindo mais aderência e maior velocidade nas curvas – outra solução muito utilizada no passado, mas que caiu em desuso recentemente. Os produtos oferecidos pela Pirelli vão ficar mais encorpados: a borracha dianteira vai passar dos atuais 245 mm para 305 mm no ano que vem; já os traseiros, pulam de 325 mm para 405 mm. A fábrica italiana já havia se mostrado aberta às novidades, mas reclamava da falta de clareza da FIA.

O encorpamento dos carros, aliás, é generalizado: os bólidos serão maiores e mais pesados. Atualmente com 1,40 m, o carro será esticado em mais 20 cm em sua largura para que tenha um máximo de 1,60 m. E também vão ganhar uns quilos a mais em 2017: hoje com um mínimo de 702 kg, terão 722 kg em 2017, contando com o peso dos pneus.
Os carros de 2008, com aerodinâmica mais refinada, servem de referência para 2017 (Foto: Reprodução)

“Novos regulamentos para carenagem foram adotados para criar carros mais atraentes, entregando mais downforce, aumentando as velocidades e diminuindo tempos de volta. A FIA, equipes e fornecedor oficial de pneus vão manter as conversas rumo à melhor solução para testes de novos pneus exigidos, como parte do regulamento”, detalhou o comunicado da FIA.

A McLaren apresentou anteriormente uma proposta para que os bólidos da F1 tenham um aumento de 25% no downforce. Apenas Mercedes, Red Bull e Toro Rosso votaram contra. Com o apoio da maioria das equipes, a Comissão da F1 aprovou. Caso novas propostas de mudanças para 2017 ganhem força, estas devem ser debatidas até 30 de abril.
 
O tempo hábil para as alterações, todavia, é curto. Antes das novidades de 2014, por exemplo, foram três anos para criar novos motores e repensar a aerodinâmica. Agora, as equipes terão apenas um ano e nada mais para desenvolver conceitos novos em cima dos carros atuais. As escuderias de menor porte já andaram reclamando da mudança de última hora.

E você, o que achou? Comente em nossa página no Facebook.
 

F1 vai ter carros mais largos, pneus maiores e proteção à cabeça do piloto em 2017. Vai ficar...

Publicado por Grande Prêmio em Quarta, 24 de fevereiro de 2016
VEJA A EDIÇÃO #17 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA A F1 E A MOTOGP




Últimas Notícias
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Kart
MotoGP
MotoGP
terça-feira, 12 de dezembro de 2017
F1
Stock Car
Indy
Indy
F1
MotoGP
F1
F1
MotoGP
F1
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook