F1
30/06/2016 17:27

Foto: Ferrari promove teste da ‘versão 2’ do Halo no pit-lane do Red Bull Ring nesta quinta-feira

A Ferrari decidiu fazer um teste com a ‘versão 2’ do Halo nesta quinta-feira (30) no Red Bull Ring. Embora ainda não tenha confirmado se vai ou não colocar a peça no carro para uma avaliação de pista nesta sexta, o time promoveu um ensaio para retirada do piloto de dentro do bólido com o equipamento instalado. Foi também a primeira aparição do recurso agora revisado
Warm Up
Redação GP, de Curitiba

A segunda versão do Halo, recurso que visa ampliar a proteção do cockpit dos carros da F1, veio a público nesta quinta-feira (30), nas garagens da Ferrari no Red Bull Ring, que sedia neste fim de semana o GP da Áustria, o nono da temporada 2016. A equipe italiana, que já havia sido a primeira a testar o equipamento na pré-temporada, novamente vai usar seu carro para uma nova avaliação da peça.
 
A esquadra de Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen deve colocar o equipamento na pista nesta sexta-feira, durante o primeiro treino livre para a etapa austríaca, mas ainda não há uma confirmação. Depois dos testes na Espanha, em março, o time de Maranello trabalhou no desenvolvimento do Halo, que agora vem em titânio e não mais em fibra de carbono. O objetivo era deixar a peça mais leve. No entanto, o recurso permaneceu robusto.
 
O aro, que envolve o habitáculo, também foi revisto e agora vem mais amplo, para evitar o risco de o piloto bater com cabeça em caso de um impacto mais severo. Ainda assim, a equipe promoveu um teste no pit-lane, nesta quinta-, para avaliar a remoção do piloto de dentro do carro. 
A Ferrari testou a segunda versão do Halo nesta quinta-feira na Áustria (Foto: Reprodução/Twitter)
A equipe médica da F1 acompanhou os procedimentos. E, segundo informações do site norte-americano 'Motorsport.com', os socorristas levaram cerca de dez minutos para a retirada do piloto do carro. 

Ainda, de acordo com matéria da revista inglesa 'Autosport', a Ferrari considerou o teste um sucesso, mas vai conduzir uma análise mais aprofundada em Silverstone, na Inglaterra, na semana que vem. De qualquer forma, entende-se que a equipe italiana vai mesmo testar a peça no TL1, com Sebastian Vettel ao volante.

O Halo é uma solução que a FIA pretende introduzir nos protótipos do Mundial a partir da próxima temporada, como forma de aumentar a segurança dos pilotos. Outro recurso que também foi testado pela entidade foi o Aeroscreen, desenvolvido pela Red Bull. A peça, entretanto, não foi aprovada nos testes realizados pela federação.
A Ferrari testou a segunda versão do Halo nesta quinta-feira na Áustria (Foto: Reprodução/Twitter)
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