F1
28/04/2016 12:53

Foto: Red Bull instala no carro de Ricciardo proteção do cockpit que vai testada no primeiro treino em Sóchi

A Red Bull instalou no carro de Daniel Ricciardo a proteção de cockpit que vai testar em Sóchi, durante o primeiro treino livre. Nos boxes da equipe austríaca, os mecânicos ajustaram o parabrisa de policarbonato, uma segunda solução para ampliar a segurança
Warm Up
Redação GP, de Curitiba

A Red Bull confirmou nesta quinta-feira (28) que vai testar a sua solução de proteção do cockpit durante o primeiro treino livre do GP da Rússia. A peça desenvolvida pelos tetracampeões, chamada de Aeroscreen, é um parabrisa de policarbonato, que tenta ampliar a segurança do piloto dentro do habitáculo.
 
Embora não tenha ainda anunciado que piloto deve conduzir a avaliação, a equipe austríaca instalou o dispositivo no carro de Daniel Ricciardo nos boxes de Sóchi.

O teste que será feito na pista russa deve dar alguma indicação sobre os níveis de visibilidade para o piloto. Se os resultados forem positivos, acredita-se que o conceito pode ser adotado já para o próximo ano.
 
Por isso, a FIA deseja incorporar ao carro de 2017 a cobertura do cockpit, ainda que parcial, e vem estudando e promovendo testes de alguns projetos.
 
O primeiro conceito testado foi o do Halo, ideia primeiramente desenvolvida pela Mercedes, mas que ganhou vida com a Ferrari, durante os testes da pré-temporada, em Barcelona. O recurso é um arco colocado ao redor da cabeça do piloto, sob o cockpit. 
Proteção do cockpit da Red Bull: para-brisa de policarbonato A peça será testada em Sóchi, na Rússia (Foto: Getty Images)
Halo ainda é bem visto

No que depender do diretor-técnico da FIA, Charlie Whiting, a confirmação da adoção da peça que foi criada pela Mercedes batizada de Halo está cada vez mais próxima. No fim de semana que abriu a temporada da F1 na Austrália, Whiting admitiu que alguns testes ainda são necessários, mas afirmou que os que já foram feitos colocam a peça de formato em Y em situação favorável.

"Acho que o Halo está indo muito bem. Já foi bastante testado, e creio que vai oferecer uma proteção ótima para uma roda voadora, por exemplo. É o principal caso contra o qual testamos até agora. Precisamos fazer uma avaliação do risco nele, precisamos analisar outras coisas, como a possibilidade dele se soltar. Precisamos conversar com equipes médicas", disse.

 
F1 2016
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Proteção do cockpit da Red Bull: para-brisa de policarbonato. A peça será testada em Sóchi, na Rússia (Foto: Getty Images)
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