F1
14/03/2017 05:45

McLaren evita falar em crise, mas mostra pessimismo para etapa de abertura da temporada 2017: “Vai ser difícil”

Zak Brown, diretor-executivo da McLaren, reconheceu a fase complicada da equipe com a série de problemas apresentados pelo novo motor Honda na pré-temporada e entende que o fim de semana do GP da Austrália não será nada fácil. Já Éric Boullier indicou que seria melhor que a fornecedora japonesa fabricasse seus motores na Inglaterra, como faz a Mercedes
Warm Up
Redação GP, de Sumaré
 

Restando menos de duas semanas para a abertura da temporada 2017 do Mundial de F1 com a disputa do GP da Austrália, no próximo dia 26, o clima é de certa tensão na McLaren em razão da série de problemas apresentados pelo novo motor Honda nos testes de pré-temporada, em Barcelona. A McLaren foi, dentre as dez equipes do grid, a que alcançou a menor quilometragem nas sessões no inverno. Por isso, a expectativa é que a jornada em Melbourne será das mais difíceis. Fernando Alonso chegou a dizer que a McLaren vai pronta para a Austrália, menos a Honda.
 
Contudo, Zak Brown, novo diretor-executivo da McLaren, evita falar em crise e só quer acreditar que a Honda vai conseguir entregar um equipamento ao menos confiável para Alonso e Stoffel Vandoorne no circuito de Albert Park.
 
“Nós temos problemas, claro, mas crise é uma palavra muito forte. Melbourne vai ser difícil, me surpreenderia estar na posição em que precisamos estar, mas nos deram garantias de que vão fazer todo o possível para nos dar a melhor unidade de potência possível”, afirmou o executivo norte-americano em entrevista à TV Sky Sports.
A McLaren reconhece o momento difícil, mas evita falar em crise (Foto: McLaren)
Yusuke Hasegawa, chefe da Honda para a F1, acredita que vai conseguir resolver os problemas de confiabilidade antes do início da temporada. Contudo, há outra grande questão: além da falta de confiabilidade, o novo motor Honda também apresentou um déficit de potência e está bem atrás das outras marcas na F1.
 
“A maior decepção é nosso nível de rendimento, especialmente de potência, não é competitivo. Acredito que os problemas de confiabilidade podem ser solucionados antes de Melbourne. Ao menos sobre os problemas que tivemos, aplicamos algumas medidas para eles e tudo deve estar bem”, comentou o engenheiro japonês à revista ‘Racer’. 
 
“Mas em apenas duas semanas é difícil tirar mais potência e performance. De modo que, deste ponto de vista, estamos pensando que o conceito está em um bom caminho, em alguns GPs talvez vamos poder introduzir alguma atualização a mais para buscar mais potência”, indicou Hasegawa, deixando claro que ainda vai levar algum tempo para entregar um motor mais forte à McLaren.
 
Éric Boullier, diretor de corridas da McLaren e responsável pela equipe na pista, indicou ao jornal britânico ‘Express’ que seria melhor que a Honda tivesse sua base e construísse seus motores na Inglaterra, como faz a Mercedes. 
 

“Eles tentam construir uma unidade de potência competitiva, mas eles não têm a cultura da F1. Trata-se de uma empresa muito grande e bem-sucedida, e eles têm sua forma de fazer as coisas. Baseá-la no Japão é um grande desafio, por isso a Mercedes optou por fazer a sua [unidade de potência] na Inglaterra. É preciso ser rápido com o desenvolvimento, tão rápido como se movimenta a F1”, disse.
 
Ao comentar sobre Alonso e sua motivação depois de mais uma pré-temporada complicada, Boullier disse que nada sobre o fim da carreira do espanhol foi mencionado. “Não falamos nada. Ele nunca esteve tão bem preparado. Ele quer resolver os problemas do motor e quer saber os próximos passos. Ele está muito envolvido”, garantiu o engenheiro francês. Alonso, por sua vez, já avisou que não vai falar sobre a sequência da sua carreira antes do verão europeu, ou seja, no meio da temporada. O contrato do bicampeão do mundo com a McLaren termina neste ano.

PADDOCK GP #68 ANALISA SEGUNDA SEMANA DE TESTES DA F1 EM BARCELONA



Últimas Notícias
domingo, 19 de novembro de 2017
Stock Car
Stock Car
Stock Car
Brasileiro de Marcas
Stock Car
Stock Car
Endurance
Rali
Nascar
Brasileiro de Turismo
Motociclismo
Endurance
F3
Motociclismo
Stock Car
Galerias de Imagens
Facebook