F1
21/09/2016 20:00

Na Garagem: Ecclestone reúne Senna, Prost, Mansell e Piquet para uma foto

Naquele muro dos boxes do Estoril, uma promessa, o atual detentor do título, o brigador que tinha tudo para ser campeão e o experiente com duas taças no bolso. Foi em 21 de setembro de 1986 que Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet se reuniram em 21 de setembro de 1986. Para ficar na história
Warm Up
VICTOR MARTINS, de São Paulo

Do mesmo jeito que há ultrapassagens históricas e cenas que nunca o automobilismo vai esquecer, há imagens que ficam perpetuadas por uma eternidade. Uma das fotos mais famosas de todos os tempos da F1 completa nesta quarta-feira (21) três décadas, e apesar do tanto que representa, não é necessário muito dizer dela.
 
Da esquerda para a direita, o talento notório de Ayrton Senna, o então atual campeão e professor Alain Prost, o brigador Nigel Mansell e o veterano da turma e bicampeão Nelson Piquet. Um muro, vários cliques.
 
Sim, pouca gente conhece os vários ângulos daquele encontro no domingo do GP de Portugal de 1986, antepenúltimo das 16 etapas daquele campeonato.

GRANDE PREMIUM
Com um ano de atraso, finalmente há progresso na McLarenComo Ayrton Senna ajudou o vôlei a ganhar o ouro nas Olimpíadas
Ayron Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet (Foto: Divulgação)

Há 30 anos, Bernie Ecclestone estava cada vez mais colocando as mangas de fora além da Brabham e preocupado com a F1 em si. O dirigente que hoje ainda não engoliu muito bem a recente chegada de Chase Carey como novo CEO da categoria era o responsável por negociar os direitos de transmissão na figura de diretor-executivo da Foca (Formula One Constructores Association, a Associação dos Construtores) e elemento constante da FISA, a atual FIA.  
 
Aqueles quatro pilotos eram os destaques da temporada. Natural, então, que Ecclestone tivesse um estalo de pegá-los para uma foto. Mansell liderava a classificação até a corrida em Estoril com 61 pontos, 5 à frente de Piquet. Prost vinha com 53 e Senna, 48. À época, era uma foto que somava apenas três títulos – os de Nelson em 1981 e 1983 e o de Alain no ano anterior. Ganhou corpo nos anos seguintes, chegando a 11.
 
Naquele fim de semana, de Lotus, Senna havia marcado a pole com o tempo de 1min16s673, impondo 0s816 sobre Mansell e mais de 1s sobre Prost. Piquet alinhou a Williams apenas em sexto. Na corrida, o Leão inglês tomou a ponta e não teve problemas para conduzir a Williams a mais uma vitória, tendo a seu lado no pódio Prost e Piquet. Senna acabou na quarta colocação, vítima de uma pane seca — resultado que, aliás, o tirou da chance de título.

Ai vão mais dois lados daquela reunião.
Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet (Foto: Divulgação)
Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet (Foto: Divulgação)

PADDOCK GP #47 DISCUTE F1, FINAL DA INDY E FALA SOBRE ALEX ZANARDI


Últimas Notícias
domingo, 20 de agosto de 2017
Superbike
DTM
F-Inter
F1
sábado, 19 de agosto de 2017
Indy
Seletiva BR
Indy
F3
Rali
Indy
Indy
Nascar
Indy
F3
F3
Galerias de Imagens
Facebook