F1
10/08/2016 09:00

Na Garagem: Piquet passa Senna na marra para vencer 1ª edição do GP da Hungria

Uma das ultrapassagens mais memoráveis da história da F1 completa 30 anos: o passadão que Nelson Piquet deu em Ayrton Senna para vencer o GP da Hungria de 1986 no dia em que a F1 rompeu a Cortina de Ferro
Warm Up
RENAN DO COUTO, de São Paulo
Em 1986, a rixa entre Nelson Piquet e Ayrton Senna ainda não tinha a intensidade que ganhou nos anos seguintes, mas já existia. E é por isso que hoje, ao se olhar 30 anos para o passado, torna-se ainda mais espetacular a ultrapassagem que Nelsão fez sobre Ayrton para vencer a primeira edição do GP da Hungria de F1 — que marcou o rompimento da Cortina de Ferro por parte do Mundial..
 
Em 10 de agosto de 1986, a 11ª etapa do campeonato começou com Mansell na liderança com 51 pontos. Ele era seguido por Alain Prost, com 44, Senna, 42, e Piquet, 38.
Momento histórico do primeiro GP da Hungria: a ultrapassagem de Piquet em Senna (Foto: Reprodução)

           

No grid, a primeira fila era brasileira: Senna na pole, Piquet em segundo. Então vinham o francês e o inglês. Na largada, Senna se manteve à frente. Piquet caiu para terceiro, mas logo passou Mansell e então partiu atrás do compatriota, conseguindo passá-lo na 12ª volta.
 
Senna voltou a assumir a ponta depois do pit-stop para a troca de pneus. O piloto da Lotus ficou mais tempo da pista, conseguiu bons tempos e recuperou a vantagem. Contudo, o ritmo da Williams era bem superior, e Piquet não demorou para fazer sumir a diferença.
 
Foi quando tudo aconteceu, e não há descrição melhor do que as imagens: 
 


Uma manobra que entrou para a história.
 
A vitória ficou com Piquet, que liderou as últimas 20 voltas e abriu 17s para Senna. Foi a terceira dobradinha brasileira no ano, e a segunda consecutiva. Mansell chegou em terceiro para completar o pódio. Prost abandonou. Restando cinco etapas, apenas 11 pontos separavam os quatro melhores do campeonato.

PADDOCK GP #41 ABORDA F1, MOTOGP, OLIMPÍADA E MORTE DE CLAUSON


Últimas Notícias
domingo, 30 de abril de 2017
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
Indy
Indy
Indy
sábado, 29 de abril de 2017
Indy
Rali
Galerias de Imagens
Facebook