F1
05/05/2016 08:15

Red Bull confirma castigo, rebaixa Kvyat à Toro Rosso e o troca por Verstappen a partir do GP da Espanha

Em curto comunicado emitido na manhã desta quinta-feira, a Red Bull confirmou que Max Verstappen vai ser o companheiro de equipe de Daniel Ricciardo a partir da etapa de Barcelona. Castigado depois do desastroso GP da Rússia, Daniil Kvyat voltará à Toro Rosso, equipe pela qual fez sua estreia na F1, em 2014
Warm Up
FERNANDO SILVA, de Sumaré

O castigo imposto pela Red Bull a Daniil Kvyat pela desastrosa forma no GP da Rússia veio rápido. Na manhã desta quinta-feira (5), a equipe taurina confirmou os rumores e informou que o russo foi rebaixado para a Toro Rosso. Para seu lugar, a partir do GP da Espanha, quinta etapa da temporada 2016 do Mundial de F1, assume o talentoso e badalado Max Verstappen, de 18 anos.

Em Sóchi, no último domingo, Kvyat, de apenas 22 anos, foi protagonista da grande polêmica da corrida ao acertar a Ferrari de Sebastian Vettel por duas vezes e fazê-lo bater na barreira de proteção ainda na primeira volta da disputa. Xingado e duramente criticado pelo tetracampeão, o jovem piloto russo pediu desculpas e disse que não acertou Vettel de forma intencional, mas o estrago já estava feito. O próprio alemão sugeriu à cúpula da Red Bull ter uma conversa séria com Kvyat.

Christian Horner e Helmut Marko criticaram Daniil pela conduta adotada em Sóchi, até porque a falha do russo prejudicou a corrida de todo o time, já que Daniel Ricciardo acabou sendo também acertado no incidente. Niki Lauda, mais incisivo, afirmou que, se fosse Vettel, "mataria Kvyat". Depois de ter sido chamado para uma conversa com a diretoria da Red Bull, veio o duro castigo imposto já a partir do GP da Espanha.
 
No breve comunicado, Horner, chefe de equipe da Red Bull, exaltou as qualidades de Verstappen e disse que a troca é uma chance de Kvyat recuperar sua forma e mostrar seu potencial. 
Max Verstappen tem a bênção de Helmut Marko e é o novo piloto da Red Bull (Foto: Getty Images)
“Max provou ser um jovem talento excepcional. Seu desempenho na Toro Rosso tem sido impressionante até agora e temos o prazer de lhe dar a chance de guiar para a Red Bull”, destacou o dirigente britânico.
 
“Estamos na posição única de ter todos os quatro pilotos da Red Bull e Toro Rosso sob contratos de longo prazo com a Red Bull, por isso temos a flexibilidade necessária para movê-los entre as duas equipes”, comentou, explicando a troca entre os pilotos da Red Bull e Toro Rosso, algo que foi comum nos primeiros anos do time italiano na F1.
 
Sobre Kvyat, que volta a Faenza, Horner entende que o castigo imposto pela Red Bull será benéfico ao piloto. “Dany vai conseguir continuar seu desenvolvimento na Toro Rosso, numa equipe em que ele está familiarizado, dando-lhe a chance de recuperar sua forma e mostrar seu potencial”, concluiu Horner.

Helmut Marko, por sua vez, disse que o rebaixamento de Kvyat se deve primeiramente como forma de amenizar a pressão dos seus ombros, criada pelo próprio piloto, nas palavras do consultor, que também considerou o russo "muito inconsistente" neste ano, andando entre 0s3 e 0s5 mais lento que Daniel Ricciardo.

Franz Tost, chefe de equipe da Toro Rosso, deu as boas-vindas ao velho conhecido Kvyat, que fez sua estreia pela equipe italiana em 2014 antes de ter sido alçado ao posto de titular da Red Bull, substituindo justamente Vettel, então de partida para a Ferrari. "Estamos mais do que felizes em dar as boas-vindas a Daniil, de volta a Faenza, e estamos ansiosos por ter uma temporada bem-sucedida com ele", comentou.
Daniil Kvyat foi rebaixado à Toro Rosso e volta ao time pelo qual fez sua estreia na F1 (Foto: Getty Images)

Já Verstappen, por meio do seu site oficial, rendeu palavras de agradecimento a todos da Toro Rosso e se disse entusiasmado com seu novo desafio na F1.

“Gostaria de agradecer muito à Red Bull e ao Dr. Helmut Marko pela confiança que eles têm em mim. Vou ter a chance de aprender muito numa equipe de ponta como é a Red Bull. Também estou ansioso para trabalhar ao lado de um companheiro de equipe experiente como Daniel Ricciardo. Mal posso agradecer a todos da Toro Rosso de forma suficiente pelo trabalho duro. Todo mundo na fábrica em Faenza e Franz Tost em particular, eles me deram uma contribuição incrível para alavancar minha carreira. Nós tivemos uma época incrível juntos”, escreveu o jovem holandês.
 
“Juntos com a Red Bull, vamos fazer tudo para me preparar da melhor forma possível para minhas primeiras voltas no RB12 na semana que vem, em Barcelona. Mal posso esperar esse momento especial acontecer”, acrescentou.

O castigo sofrido por Kvyat vem na esteira de um sólido terceiro lugar no GP da China, duas semanas antes da disputa na Rússia. Em Xangai, Daniil também se envolveu em uma polêmica com Vettel, que o acusou de tê-lo atrapalhado na largada, fazendo-o acertar o companheiro de Ferrari, Kimi Räikkönen. Antes do pódio, Seb se mostrou enérgico e foi áspero com o russo, que minimizou.

Com o resultado logrado na China, além dos seis pontos somados no GP da Austrália, Kvyat ocupa um razoável oitavo lugar no Mundial de Pilotos, com 21. Por sua vez, Verstappen, que só não pontuou na Rússia depois de ter abandonado com problemas, é o décimo lugar, com 13.

Jenson Button, o piloto mais experiente da F1 atual, usou o Twitter para criticar a decisão da Red Bull. "Verdade? Uma corrida ruim e Kvyat é descartado? E o pódio na corrida anterior?", escreveu o campeão do mundo em 2009. Outro piloto que criticou a equipe de Milton Keynes foi Daniel Juncadella, que hoje representa a Mercedes no DTM: "A filosofia da Red Bull não mudou. De herói a ninguém num fim de semana."
Não é a primeira vez que um piloto vinculado à Red Bull é castigado (Foto: Getty Images)
A punição imposta a Kvyat lembra um pouco o que a Red Bull fez com Jaime Alguersuari, que fez sua estreia com a Toro Rosso em 2009. Na temporada 2011, o espanhol ficou à frente de Vettel durante o GP da Coreia do Sul e atrapalhou a trajetória do piloto, então apenas campeão do mundo, durante uma volta. Seb reclamou da postura do jovem piloto, que acabou ficando sob pressão dentro do time. No fim daquela temporada, Alguersuari foi dispensado e não mais voltou à F1.

A troca de Kvyat por Verstappen tem lá sua razão de ser, e isso não diz totalmente respeito à conduta de Daniil na primeira volta do GP da Rússia. O bom desempenho de Max desde sua temporada de estreia, quando ainda tinha 17 anos — sendo o piloto mais jovem da F1 — despertou o interesse das grandes equipes do grid. Rumores já ligaram Verstappen à Mercedes e também à Ferrari. Desta forma, a Red Bull, de uma forma ou de outra, busca garantir a permanência do holandês, ainda que reforce o fato de que todos os seus quatro pilotos, inclusive Carlos Sainz, têm contratos de longa duração.
 
PADDOCK GP #27 RELEMBRA COBERTURA DA MORTE DE AYRTON SENNA



Últimas Notícias
terça-feira, 25 de julho de 2017
F-E
Indy
Copa Grande Prêmio
F1
Copa Grande Prêmio
F-E
F1
F1
F1
Warm Up
F1
segunda-feira, 24 de julho de 2017
Indy
F-E
Superbike
F-E
Galerias de Imagens
Facebook