F1
29/03/2015 08:43

Vettel cumpre palavra, surpreende Mercedes e conquista na Malásia primeira vitória pela Ferrari

Sebastian Vettel e a Ferrari fizeram valer uma estratégia certeira neste domingo (29) para vencer a poderosa Mercedes na Malásia. Com um desempenho impecável, o alemão não deu chances e conquistou a primeira vitória como piloto da equipe italiana. Desta vez, os prateados tiveram de se contentar em completar o pódio, com Lewis Hamilton à frente de Nico Rosberg. Felipe Massa terminou a etapa malaia em sexto, enquanto Felipe Nasr ficou em 12º
Warm Up
EVELYN GUIMARÃES, de Curitiba
Sebastian Vettel é um homem de palavra. Logo depois de cravar o segundo melhor tempo na classificação de sábado, o alemão afirmou que a vitória era realmente possível em Sepang, apesar da força de Lewis Hamilton e da Mercedes na temporada 2015 da F1. Dito e feito. Em cima de uma estratégia certeira e de uma pilotagem impecável nas 56 voltas da prova, o tetracampeão surpreendeu os prateados e conquistou a primeira vitória pela Ferrari na Malásia neste domingo (29).

É também o primeiro triunfo da esquadra italiana desde o GP da Espanha de 2013 e o primeiro de Vettel desde a etapa do Brasil do mesmo ano, quando ainda defendia a Red Bull. Também é a conquista de número 1 do alemão com o icônico carro vermelho, é claro.

Lewis Hamilton e Nico Rosberg tiveram, então, a amarga tarefa de completar o pódio. O inglês cruzou a linha de chegada na segunda colocação, enquanto o alemão garantiu ainda um terceiro lugar. Ainda assim, Hamilton continua líder do Mundial, agora com 43 pontos. Vettel assumiu a vice-liderança, com três pontos a menos que o britânico.

Depois de uma boa largada, Felipe Massa viveu um GP malaio bastante disputado e, no fim, ainda teve de enfrentar uma dura batalha contra o companheiro de Williams, Valtteri Bottas, mas perdeu e chegou em sexto. Kimi Räikkönen fechou à frente dos dois, em quarto. Já Felipe Nasr foi apenas o 12º.
Sebastian Vettel venceu o GP da Malásia (Foto: Getty Images)
Confira como foi o GP da Malásia de F1

Antes mesmo de as luzes se apagarem em Sepang para a segunda etapa da F1 em 2015, o grid novamente teve uma baixa. Por conta de um problema terminal no sistema de combustível da Manor Marussia, Will Stevens foi obrigado a desistir da prova malaia, reduzindo, assim, para 19 carros a disputa na quente e úmida pista de Kuala Lampur.

Na pista, com exceção da dupla da McLaren, todo o resto decidiu largar com os pneus médios – conforme as regras, os dez primeiros obrigatoriamente precisam sair com os compostos usados no Q2.

Dito isso, vamos à largada. O pole Lewis Hamilton saiu bem da posição de honra e não deu qualquer chance a Sebastian Vettel, que assegurou o segundo posto já fechando a passagem de Nico Rosberg ainda na reta principal de Sepang.

Daniel Ricciardo logo se colocou atrás dos três ponteiros e foi seguido por Felipe Massa, que fez boa saída a partir do sétimo lugar. Daniil Kvyat surgiu logo em seguida, em sexto, à frente de Nico Hülkenberg — o alemão ganhou seis colocações na largada —, Marcus Ericsson, Max Verstappen e Romain Grosjean, outro que teve bom início. O francês da Lotus passaria o novato logo na segunda volta.
Largada do GP da Malásia de F1 (Foto: AP)
O giro 2 da prova também viu um incidente entre Felipe Nasr e Kimi Räikkönen. Disputando o 12º posto, o brasileiro acabou tocando na Ferrari do finlandês na curva final da pista malaia, causando um furo no pneu traseiro esquerdo. Os dois tiveram de ir aos boxes em seguida.

Uma volta mais tarde, Ericsson acabou escapando da pista sozinho depois de rodar na aproximação da curva 1. Com o sueco parado na brita, a direção de prova decidiu colocar o safety-car até que o resgate da Sauber fosse concluído.

Nesse momento, muita gente também optou por visitar os boxes. Entre os ponteiros, Hamilton, Rosberg, Massa e Ricciardo foram para a troca de pneus. Os dois primeiros escolheram já sair com os pneus duros, enquanto os demais foram ainda nos médios. Vettel, Hülkenberg, Grosjean e Sainz Jr., ao contrário, acharam melhor permanecer na pista por mais tempo.

O carro de segurança saiu no fim da volta seis. E o tetracampeão da Ferrari tratou logo de abrir caminho à frente. O alemão era seguido por Hülk, Grosjean, Sainz, Pérez, Hamilton, Ricciardo, Massa, Rosberg e Kvyat.

Enquanto o Rosberg levou três voltas para passar Massa — que reclamava da falta de potência da Williams —, Hamilton foi escalando o pelotão. Primeiro, se livrou de Pérez, depois de Sainz e, em seguida, de Grosjean. Quase na mesma balada. Hülkenberg foi só uma questão de tempo.  

Aí Hamilton já se posicionou em segundo e iniciou a caça a Vettel. Rosberg, por sua vez, vinha abrindo caminho como podia no pelotão intermediário e chegou ao terceiro posto na 13ª passagem da corrida.

Lewis então começou a tirar dois décimos por volta para Seb. Rosberg vinha mais atrás, em terceiro, mas longo do ritmo do colega de equipe. Enquanto isso, a disputa era intensa nas posições intermediárias: Massa superou Ricciardo para ficar com a sétima posição e já foi atrás de Grosjean, o sexto. Mas o francês parou antes de um embate.

Então, com 16 voltas, a ordem dos dez era: Vettel, Hamilton, Rosberg, Massa, Bottas, Ricciardo, Verstappen, Kvyat, Alonso e Button. A dupla da McLaren havia parado ainda no início, quando safety-car entrou na pista, e vinha andando forte até em cima dos pneus médios. Já Felipe Nasr era o 11º, ainda se recuperando do toque inicial com o finlandês ferrarista.

Dois giros mais tarde, a Ferrari finalmente chamou Vettel para os boxes. O alemão voltou à pista na terceira colocação, calçado com os pneus médios novamente, começava aí a tática que daria o triunfo a ele mais para frente.

Em cima da versão mais macia dos pneus do fim de semana malaio, o alemão começou a tirar a diferença para Rosberg e encostou rapidamente na Mercedes do vice-líder do campeonato. E a ultrapassagem não demorou. Veio na 22ª passagem. Em seguida, Sebastian virou suas atenções para Hamilton.

Em outro ponto da corrida, a volta 22 também marcou o pit-stop de Button e o abandono de Alonso - a McLaren simplesmente pediu para o espanhol levar o carro de volta aos boxes. Na pista, a coisa continuava fervendo. Enquanto Vettel vinha tirando diferença para Hamilton, o bloco intermediário via as duas Red Bull em apuros com a irmã mais nova. Verstappen fez uma bonita ultrapassagem em Ricciardo para tomar o décimo posto. Logo em seguida, o novato passou Hülkenberg e se tornou o nono na prova e não parou por aí.
A Red Bull viveu um GP tumultuado na Malásia. Ricciardo teve problema de freios (Foto: Getty Images)
Mais atrás, Hülkenberg, Ricciardo e Kvyat, que vinha 11º, também protagonizavam das suas. A intensa disputa entre os três acabou em um toque entre o alemão e o russo. Pior para Daniil que rodou e perdeu contato com os dois — o incidente foi parar na mesa dos comissários. E o piloto da Force India tomou um time-penalty de 10s na sequência.

Ainda assim, Kvyat conseguiu voltar à pista. Já Ricciardo, além de tentar se manter na briga, enfrentava um sério problema de freios.

Na ponta de cima da tabela, a história também era tensa. Vendo a aproximação de Vettel, a Mercedes decidiu chamar Hamilton no giro 23. O inglês saiu com os pneus médios, na terceira colocação. Rosberg ficou mais cinco voltas na pista até parar na 27. Só que, ao contrário de Lewis, Nico voltou com os compostos duros.

Nessa balada, Rosberg passou a perseguir Kimi Räikkönen, que vinha em quarto, depois das rodadas de pits. E Nico superou o finlandês rapidamente na passagem 29. Enquanto isso, Hamilton vinha em ritmo forte, tentando reduzir a vantagem de Vettel, que seguia com um desempenho sólido na ponta. Em pouco mais de dez voltas, o inglês já tinha tirado cerca de sete segundos. E tinha de tirar mais na tentativa ainda de neutralizar a estratégia ferrarista para vencer o alemão na parte final da corrida.

Em outro ponto isolado da corrida, Pérez e Grosjean também se encontraram. Pior para o francês, que acabou rodando depois de um toque com o mexicano. Sergio também acabou punido logo em seguida.

Lá na frente, a Ferrari decidiu pela troca de pneus de Räikkönen na volta 35. Três giros mais tarde, foi a vez de Vettel parar. O alemão voltou à frente de Rosberg. Já Lewis assumiu a liderança, com nove segundos de vantagem para o tetracampeão.

As imagens da F1 em Sepang


Só que aí Hamilton também preferiu parar imediatamente, na 40ª passagem. E veio de pneus duros, em uma surpreendente mudança de tática - alteração que acabou por selar seu destino na corrida malaia. O inglês voltou em terceiro. Massa também aproveitou para parar na mesma volta, seguindo a estratégia e pneus do líder do campeonato. Felipe, entretanto, teve um pit-stop muito lento e se viu em meio ao tráfego na volta à prova. 

Diante do novo cenário em função das decisões tomadas nos boxes, Hamilton ainda tentava a todo custo tirar a vantagem para Vettel, mas a tarefa se mostrou das mais complicadas, especialmente diante da escolha dos pneus duros. Apesar do ritmo forte, o inglês não conseguia aproximação suficiente para ensaiar uma eventual briga pela vitória. Nico Rosberg também não pôde chegar mais perto do companheiro. Assim sendo, as posições se mantiveram dessa forma.

E Vettel pôde conduzir sem grandes dramas ou pressão a Ferrari à primeira vitória desde 2013. Também foi o primeiro triunfo do alemão com a nova casa. A festa daí para frente foi toda vermelha. Agora, o tetracampeão está a uma vitória de igualar Ayrton Senna na lista de conquistas da F1.
Sebastian Vettel e a Ferrari surpreenderam a Mercedes em Sepang (Foto: Getty Images)
Mais atrás, Räikkönen também soube assegurar a quarta colocação. A briga final foi mesmo entre Felipe Massa e Valtteri Bottas. E o finlandês acabou levando a melhor na volta final, quando superou o brasileiro para cruzar em quinto. 

Max Verstappen também foi outro destaque. E, com a sétima colocação, o holandês de 17 anos se tornou o piloto mais jovem a pontuar na F1. Carlos Sainz Jr. ainda fechou em oitavo, comprovando um grande avanço da Toro Rosso em 2015. A Red Bull completou a zona de pontos, com Daniil Kvyat em nono e Daniel Ricciardo em décimo. Felipe Nasr terminou a prova em 12º.

A F1 volta agora daqui a duas semanas, no dia 12 de abril, para o GP da China.

F1, GP da Malásia, Sepang, Final:

1 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:41:05.793 56 voltas
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES +8.569  
3 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES +12.310  
4 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI +53.822  
5 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES +1:10.409  
6 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES +1:13.586  
7 33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT +1:37.762  
8 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT +1 volta  
9 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT +1 volta  
10 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT +1 volta  
11 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS MERCEDES +1 volta  
12 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI +1 volta  
13 11 SERGIO PÉREZ ALE FORCE INDIA MERCEDES +1 volta  
14 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES +1 volta  
15 98 ROBERTO MERHI ESP MANOR MARUSSIA FERRARI +3 voltas  
16 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS MERCEDES +9 voltas NC
17 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA +15 voltas NC
18 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA +35 voltas NC
19 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI +53 voltas NC
21 46 WILL STEVENS ING MANOR MARUSSIA FERRARI   NL
               
MELHOR VOLTA DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT Rb6 1:42.062 volta 43
               
RECORDE FERNANDO ALONSO ESP RENAULT 1:32.582 19/3/2005
MELHOR VOLTA JUAN PABLO MONTOYA COL WILLIAMS BMW 1:40.279 21/3/2004


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