F3
11/09/2016 20:55

Iorio pula de quinto para líder na primeira volta, vence com folga e caminha para título na F3 Brasil

Matheus Iorio foi o primeiro piloto a ultrapassar a contagem centenária de pontos na temporada ao vencer a corrida derradeira da etapa de Interlagos, no fim da tarde deste domingo. Em meio ao grid de apenas dez carros, o piloto da Cesário aproveitou problemas com seus rivais à frente, pulou de quinto para primeiro e liderou com folga até o fim da prova
Warm Up, de Interlagos
FERNANDO SILVA, de Interlagos

O intenso fim de semana de velocidade em Interlagos terminou com os carros da F3 Brasil na pista no fim da tarde deste domingo (11). A principal categoria de base em monopostos do automobilismo nacional realizou sua quarta rodada dupla em Interlagos e, horas depois de ver pela primeira vez no pódio o paulista Guilherme Samaia, Matheus Iorio voltou a mostrar que não é líder por acaso.
 
O piloto da Cesário e líder do campeonato aproveitou os problemas sofridos por Luís Felipe Branquinho e Samaia na largada. Aí Matheus pulou de quinto para primeiro ainda na volta inicial da corria em Interlagos e não teve sua liderança ameaçada em momento algum. Após 22 voltas, Iorio cruzou a linha de chegada na frente e garantiu sua sexta vitória em 2016, sendo o primeiro piloto a alcançar a contagem centenária dos pontos, chegando a 102.
 
Artur Fortunato passou Carlos Cunha e terminou o fim de semana no pódio, em segundo lugar, deixando para trás o piloto de Paulínia. Cunha, ainda assim, conseguiu um lugar no top-3. Samaia terminou em quarto depois de travar um duelo com Christian Hahn, com os dois batendo na entrada do S do Senna. Hahn, seu companheiro de equipe na Cesário, passou em quinto lugar.
Matheus Iorio brilhou no fim da tarde deste sábado e venceu em Interlagos (Foto: Fabio Davini/Vicar)
Reflexo da crise econômica, sobretudo, foi a presença de apenas dez carros no grid. Apenas um deles foi da categoria Light, o de Pedro Caland, sendo vencedor de uma prova com apenas um competidor na categoria. No geral, o brasiliense terminou a disputa em nono lugar.
 
O resultado deixa Iorio cada vez mais perto do título. Ainda que restem mais quatro etapas para o fim do campeonato, Matheus, com sua pontuação elevada, está em excelente condição no campeonato. O paulista soma 102 pontos, contra 60 de Samaia e 47 de Cunha. Thiago Vivacqua soma 40, enquanto Fortunato fecha o rol dos cinco primeiros com 39.
 
A próxima rodada dupla da temporada 2016 da F3 Brasil acontece entre 24 e 25 de setembro, dentro de duas semanas, em Londrina.
 
Saiba como foi a corrida 2 da F3 Brasil em Interlagos
 
O grid invertido em relação à primeira corrida da rodada dupla trazia Luis Felipe Branquinho na pole-position e Matheus Muniz em segundo. Thiago Vivacqua, da Hitech Racing, estava em terceiro. Iorio era o quinto, enquanto Samaia partiu em sexto.
 
Mas a largada foi complicada, sobretudo para Samaia, que sequer conseguiu alinhar no grid e ficou para trás. Branquinho também teve problemas para partir e ficou parado no grid. Iorio, então, deu o bote par ganhar três posições logo nas primeiras curvas e subir para primeiro lugar, já abrindo enorme vantagem na frente.
 
Com Iorio isolado na frente e sem adversários, a luta mesmo era pelo segundo lugar. Carlos Cunha vinha à frente de Artur Fortunato, mas seu carro #54 não tinha bom rendimento, ao contrário, não era competitivo o bastante para lutar por posições.
 
Na terceira volta, o piloto de Paulínia acabou sendo ultrapassado por Fortunato, que assumia o segundo lugar. Christian Hahn ocupava o quarto lugar, à frente de Matheus Muniz e de Samaia, que se recuperava e buscava ao menos um pódio depois de ficar para o fim do grid.
 
Dos dez carros que largaram, só nove continuavam na prova, já que Leonardo Raucci, abandonava com problemas no carro. No resto, a corrida no fim da tarde de domingo tinha poucas brigas por posição, sendo a mais importante delas pelo quarto lugar entre os companheiros de equipe Hahn e Samaia. 
 
Os pilotos se colocaram lado a lado e realmente tiveram um grande duelo, que durou até a volta 12. Aí os dois se tocaram na entrada do S do Senna, com Hahn levando a pior. O piloto do carro #12 da Cesário rodou e ficou para trás. Samaia assumia o quarto lugar.
 

Nas voltas finais, o cenário se manteve com os três primeiros colocados consolidados: Iorio bem na frente, com Fortunato em segundo e Carlos Cunha garantindo o pódio. Samaia seguia em quarto, enquanto Hahn ainda somava alguns pontos com o quinto lugar.
 
Ao fim de 22 voltas, Interlagos viu o sexto triunfo de Matheus Iorio na temporada, sendo o primeiro correndo em Interlagos. Muita festa para o paulista de 19 anos, que está mais líder do que nunca e caminha a passos firmes para seu primeiro título na F3 Brasil.
PADDOCK GP #45 COMENTA FIM DE SEMANA COM F1, INDY, MOTOGP E WEC


Últimas Notícias
quinta-feira, 30 de março de 2017
F1
Stock Car
MotoGP
Stock Car
Endurance
F1
F1
Stock Car
MotoGP
F2
F1
F1
F1
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook