F2
18/06/2016 12:00

Giovinazzi sobrevive ao caos e vence corrida principal da GP2 encerrada com presença do safety-car em Baku

Antonio Giovinazzi sobreviveu a uma prova acidentada em Baku neste sábado (18) para vencer a corrida principal da GP2. Sergey Sirotkin e Raffaele Marciello completaram o pódio. A corrida foi tão tumultuada que viu por quatro vezes a entrada do safety-car
Warm Up
Redação GP, de São Paulo

A GP2 viu uma das corridas mais acidentadas dos últimos anos neste sábado (18) nas estreitas ruas de Baku. E quem sobreviveu ao caos foi Antonio Giovinazzi, que soube se manter longe das confusões para vencer a primeira corrida do fim de semana azeri da categoria-escola. Sergey Sirotkin e Raffaele Marciello completaram o pódio. A prova foi tão tumultuada que precisou da intervenção do safety-car quatro vezes, incluindo na volta final. Aliás, a etapa terminou com o carro de segurança na pista. 
Antonio Giovinazzi venceu a corrida principal da GP2 neste sábado em Baku (Foto: GP2)
Confira como foi a corrida principal da GP2 em Baku
 
Saindo da posição de honra do grid, Giovinazzi não soube aproveitar a vantagem e caiu diversas posições assim que a largada foi autorizada na capital do Azerbaijão, mas esse não seria o único drama do início da prova. Na verdade, a etapa viu um múltiplo acidente logo na curva 1, desencadeado por Pierre Gasly, que tocou no carro de Norman Nato na dividida. 
 
E aí, como efeito da colisão, Sergio Canamasas bateu em Gasly na sequência, trazendo consigo também Alex Lynn, Nicolas Latifi e Marvin Kirchhofer. Todos acabaram fora da corrida logo na primeira volta.
 

Quando as ações foram retomadas, na terceira volta, quando o carro de segurança deixou a pista, Matsushita, que havia tomado a liderança de Raffaele Marciello, precisou defender a posição contra os ataques do italiano. Mas Marciello não desistiu e passou o japonês na sexta volta, com uma bonita manobra na curva 3. 
 
A ultrapassagem aconteceu na mesma volta em que a direção de prova teve de novamente acionar o safety-car, agora por um acidente com Philo Paz Armand. Com a corrida em ritmo reduzido, todo mundo optou por já ir aos boxes para os pit-stops obrigatórios.
 
A prova ganhou vida logo em seguida, mas não durou muito. Na nona passagem, o safety-car de novo voltou a puxar o pelotão. Isso por conta de uma batida entre Arthur Pic e Artem Markelov na curva 5. O primeiro espremeu o segundo contra a barreira de pneus. O incidente eliminou da prova ambos os pilotos.
 
Com apenas 14 carros ainda em condições de disputar a prova, Marciello conseguiu algum fôlego na ponta na retomada dos trabalhos, enquanto Matsushita escapava da pista na tentativa de passar o então segundo colocado Nabil Jeffri na curva 1 - o nipônico caiu para quinto e viu ascensão de Oliver Rowland, que aproveitou o imbróglio para pular para segundo. 
 
Enquanto isso, Giovinazzi já aparecia em terceiro na volta 12. E não tardou para superar Rowland na sequência e assumir a vice-liderança da prova. Uma vez em segundo, o italiano da Prema levou apenas seis giros para alcançar o compatriota Marciello e tomar a ponta.
 
Mas uma eventual briga entre os dois italianos acabou na entrada final do safety-car nas cinco últimas voltas - Marciello ainda perderia a segunda posição para o russo Sirotkin pouco antes. O carro de segurança foi chamado devido a um acidente entre os companheiros de Racing Engineering: Norman Nato e Jordan King. Os dois bateram na curva 3 e por lá ficaram.
 
Lá na frente, Giovinazzi cruzou em primeiro, segundo por Sirotkin e Marciello. No fim, apenas 11 carros terminara a prova azeri.

GP2, GP da Europa, Baku, Corrida 1, Final:

1 ANTONIO GIOVINAZZI ITA PREMA 1:03:05.420 26 voltas
2 SERGEY SIROTKIN RUS RAPAX +1.233  
3 RAFFAELE MARCIELLO ITA TRIDENT +1.343  
4 OLIVER ROWLAND ING MP +2.141  
5 MITCH EVANS NZL RUSSIAN TIME +2.628  
6 NOBUHARU MATSUSHITA JAP ART +3.110  
7 SEAN GALAEL IND CAMPOS +5.808  
8 DANIËL DE JONG HOL MP +6.663  
9 LUCA GHIOTTO ITA TRIDENT +7.058  
10 GUSTAV MALIA SUE RAPAX +7.595  
11 JIMMY ERIKSSON SUE ARDEN NC  
12 JORDAN KING ING RACING ENGINEERING NC  
  NORMAN NATO AUT ARDEN NC  
  NABIL JEFFRI MAL ARDEN NC  
  ARTHUR PIC FRA CAMPOS NC  
  ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME NC  
  ARTEN MARKELOV RUS RUSSIAN TIME NC  
  SERGIO CANAMASAS ESP MP NC  
  PIERRE GASLY FRA DAMS NC  
  PIERRE GASLY FRA PREMA NC  
  NICHOLAS LATIFI CAN DAMS NC  
  ALEX LYNN ING DAMS NC  
PADDOCK GP #33 ANALISA GP DO CANADÁ E FAZ PRÉVIA DO GP DA EUROPA


Últimas Notícias
sexta-feira, 24 de março de 2017
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
quinta-feira, 23 de março de 2017
F1
F1
MotoGP
Galerias de Imagens
Facebook