F2
28/05/2016 15:14

Matsushita aproveita grid invertido, larga na pole e sobra para vencer corrida complementar da GP2 em Mônaco

Nobuharu Matsushita, protegido da Honda, chegou à sua segunda vitória como piloto da GP2. Assim como aconteceu na Hungria em 2015, o japonês subiu no topo do pódio em uma etapa complementar do campeonato, mas no cenário mais importante do calendário: Mônaco. O piloto da ART Grand Prix sustentou a pole para vencer pela primeira vez na temporada
Warm Up
FERNANDO SILVA, de Sumaré

Não teve para ninguém na corrida 2 da GP2 em Monte Carlo na tarde deste sábado (28). Nobuharu Matsushita largou na pole-position, beneficiado por uma punição e também pelo grid invertido em relação aos resultados da corrida 1, e venceu sem dificuldades a etapa complementar da categoria de acesso à F1. Foi uma jornada dominante do japonês, protegido da Honda e piloto da ART Grand Prix segurou a ponta após ser pressionado por Marvin Kirchhofer na Sainte-Devote e, de lá, não foi mais ameaçado.
 
Matsushita tirou proveito de uma punição imposta a Antonio Giovinazzi, sétimo colocado na corrida da última quinta-feira. A direção de prova entendeu que o italiano da Prema ultrapassou os limites da pista na curva 10 e lhe atribuiu 5s de acréscimo no seu tempo de prova. Assim, Kirchhofer pulou para sétimo, enquanto Matsushita ficou em oitavo na corrida 1, resultado que deu ao nipônico o direito de largar na frente em Mônaco.
 
Sem adversários, o japonês dominou como quis a corrida e, cerebral, não cometeu erros da primeira à 30ª volta no Principado, abrindo vantagem confortável para os demais. Kirchhofer fechou em segundo, com Raffaele Marciello completando o pódio em uma corrida com poucas emoções. Mitch Evans foi o quarto colocado, enquanto Alex Lynn, protegido da Williams, completou o rol dos cinco primeiros. 
 
Norman Nato veio em sexto, à frente de Oliver Rowland e de Artem Markelov, que venceu na quinta-feira.
Matsushita comemora vitória ao lado de Kirchhöfer e Marciello em Mônaco (Foto: Getty Images)
O destaque negativo do fim de semana ficou com Sergey Sirotkin. O russo largou na pole da corrida 1, mas bateu e ficou pelo caminho. Na prova derradeira em Mônaco, o experiente piloto largou do fundo do grid, mas enfrentou problemas no seu carro e teve de abandonar.

Na classificação do campeonato, Nato assumiu a liderança e agora soma 49 pontos, um a mais que Markelov. Lynn aparece em terceiro, com 41 pontos, enquanto Pierre Gasly, numa jornada sem pontos em Mônaco, tem 33, num enorme prejuízo depois de ter chegado ao Principado como líder do campeonato. Marciello soma 28, enquanto Matsushita tem 22, mesmo número de Rowland. A próxima etapa da temporada 2016 vai acontecer no circuito de rua de Baku, no Azerbaijão, em 18 de junho.
 
Saiba como foi a corrida 2 da GP2 em Mônaco
 
Beneficiado por uma série de punições impostas aos pilotos após a corrida 1, na sexta-feira, em Mônaco, Nobuharu Matsushita foi beneficiado pela ordem do grid invertido e largou na pole da corrida 2. O grid alinhou com 21 carros, já que Antonio Giovinazzi teve uma pane antes da volta de aquecimento dos pneus em Mônaco.
 
Na partida para a primeira de 30 voltas, Matsushita, pupilo da Honda manteve a pole e cruzou a Sainte-Dévote na frente, numa largada surpreendentemente sem incidentes, com Marvin Kirchhofer em segundo. O alemão tentou atacar o piloto nipônico, mas Matsushita resistiu e se manteve na frente para abrir boa vantagem nas voltas seguintes da corrida.
Nobuharu Matsushita em Mônaco neste sábado (Foto: GP2)
 

Raffaele Marciello vinha em terceiro, à frente de Mitch Evans e Alex Lynn, enquanto a briga no pelotão intermediário era bem boa. Até que, na quinta volta da corrida, Jordan King e Philo-Paz Armand chegaram a se tocar na saída da curva Loews, com o indonésio levando a pior, abandonando a prova. O britânico acabou sendo punido com stop-and-go de 10s.
 
Na oitava volta, outro indonésio, Sam Gelael, bateu seu carro na entrada da Sainte-Dévote. Aí a direção de prova acionou pela primeira vez o safety-car virtual, mantendo os pilotos com ritmo mais lento na pista até que o trecho fosse totalmente liberado, o que levou apenas alguns segundos.
 
Pouco depois que a corrida foi retomada, Sergey Sirotkin, que fazia uma corrida bastante apagada, enfrentou problemas em seu carro e abandonou na entrada da curva do Cassino, fechando uma jornada para ser esquecida depois de ter largado na pole na sexta-feira.
 
Lá na frente, o top-5 permanecia com Matsushita liderando o pelotão à frente de Kirchhöfer, com Marciello em terceiro, seguido por Evans e Lynn. Nato, que vinha em sexto, buscava se aproximar dos ponteiros e fazia uma boa sequência de voltas rápidas, mas o mais difícil em Mônaco era, sem dúvidas, buscar uma ultrapassagem. Artem Markelov, vencedor da corrida na quinta-feira, seguia na posição em que largou: oitavo.
 
Matsushita não tinha adversários. Com pista livre, o japonês não só abria vantagem, como ainda conseguia estabelecer voltas rápidas, ficando a quase 10s de vantagem para Kirchhofer. Assim, o protegido da Honda só precisava manter a concentração em ordem para seguir rumo a uma vitória dominante no Principado.

GP2, Mônaco, corrida 2, final: 

1 NOBUHARU MATSUSHITA JAP ART 41:59.392 30 voltas
2 MARVIN KIRCHHÖFER ALE CARLIN +13.660  
3 RAFFAELE MARCIELLO ITA RUSSIAN TIME +15.453  
4 MITCH EVANS NZL PERTAMINA CAMPOS +20.894  
5 ALEX LYNN ING DAMS +32.560  
6 NORMAN NATO FRA RACING ENGINEERING +33.038  
7 OLIVER ROWLAND ING MP +33.594  
8 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME +33.874  
9 ARTHUR PIC FRA RAPAX +36.777  
10 SERGIO CANAMASAS ESP CARLIN +47.646  
11 DANIËL DE JONG HOL MP +54.291  
12 GUSTAV MALJA SUE RAPAX +55.476  
13 PIERRE GASLY FRA PREMA +55.981  
14 LUCA GHIOTTO ITA TRIDENT +56.501  
15 JIMMY ERIKSSON SUE ARDEN +56.682  
16 JORDAN KING ING RACING ENGINEERING +1:09.193  
17 NABIL JEFFRI MAL ARDEN +1:17.922  
18 ANTONIO GIOVINAZZI ITA PREMA +1:17.997  
19 NICHOLAS LATIFI CAN DAMS   NC
20 PHILO PAZ ARMAND INA TRIDENT   NC
21 SERGEY SIROTKIN RUS ART   NC
22 SEAN GELAEL INA PERTAMINA CAMPOS   NC
 
PADDOCK GP #30 DEBATE INDY, F-E E MOTOGP



Últimas Notícias
terça-feira, 19 de setembro de 2017
Kart
F-E
F-E
MotoGP
F-E
F1
F1
F1
MotoGP
F1
MotoGP
F1
F1
Warm Up
F1
Galerias de Imagens
Facebook