Lançamentos F1
03/02/2013 13:22

Red Bull inova no visual, troca azul por roxo e lança RB9 com impopular degrau no bico

Novo carro da Red Bull tem visual renovado e dá enorme visibilidade à parceira Infiniti, que substituiu o nome da bebida energética nas laterais do bólido
Warm Up
RENAN DO COUTO, de São Paulo

►Confira as fotos do Red Bull RB9 na galeria do Grande Prêmio

A atual tricampeã do mundo lançou, na manhã deste domingo (3), o carro com o qual vai disputar a temporada de 2013 do Mundial de F1. O RB9, nono carro produzido pelo time que estreou na categoria em 2005, chama a atenção logo de cara, mas nem tanto por sua aerodinâmica, como nos acostumamos a ver nos últimos anos, e sim por seu visual, um tanto diferente dos modelos anteriores. E com degrau no bico, para a tristeza de muitos.

Foi com alguns minutos de atraso – o horário anunciado para a apresentação foi 11h (de Brasília) – que a Red Bull colocou na internet um vídeo em que mostra o processo de produção do carro. Um clipe de pouco mais de três minutos intitulado como ‘Ritmo da fábrica’. No fim, as primeiras imagens do modelo foram reveladas.

Nova Red Bull chama a atenção pela mudança no esquema de cores do carro (Foto: Reprodução/ Twitter)

A mudança mais aparente está no uso da cor roxa, principalmente nas laterais do bólido. Também na lateral nota-se o logotipo da Infiniti, montadora que está no nome oficial do time, com um grande destaque. A Infiniti é um braço da Nissan que produz carros de luxo. A Nissan, por sua vez, possui uma aliança com a Renault, que desde 2007 fornece motores para a Red Bull na F1.

Essa é a primeira vez desde 2005 que esta área, uma das mais nobres de um monoposto em termos de exposição publicitária, não conta com o nome da marca de bebidas energéticas. O mesmo pode ser dito do aerofólio traseiro. O azul marinho, predominante desde o início da história da equipe, foi mantido na parte frontal do RB9.

Num ano em que o regulamento técnico não sofreu grandes alterações, nem mesmo o mago da engenharia Adrian Newey ousou muito. No que diz respeito ao layout do carro, o RB9 é semelhante ao seu antecessor, com o qual Sebastian Vettel conquistou o tri da F1. O controverso degrau no bico foi mantido, a exemplo do que fizeram Lotus e Sauber. Contudo, desta vez ele é bem mais sutil e não possui a entrada de ar que existia no RB8.

A estreia de pista do RB9 acontecerá na próxima terça-feira, quando começará a pré-temporada da F1 2013. No circuito espanhol de Jerez de la Frontera, será Mark Webber o primeiro a conduzir o carro e tirar suas impressões do equipamento que vai ter nas mãos no campeonato deste ano. A primeira corrida está marcada para 17 de março, na Austrália.

Últimas Notícias
domingo, 30 de abril de 2017
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook