Lançamentos F1
05/02/2013 08:32

Sem pompa e sem Razia, Marussia apresenta MR02 de visual arrojado com Kers e leve degrau

Minutos antes do início da primeira bateria de testes da pré-temporada, em Jerez de la Frontera, a Marussia apresentou o carro com o qual vai disputar a temporada 2013. O MR02 praticamente não ostenta patrocinadores, mas traz visual arrojado em relação ao antecessor
Warm Up
Redação GP, de Sumaré

► Confira imagens do MR02, carro da Marussia para a temporada 2013 da F1

A apresentação do MR02, carro da Marussia para a disputa da temporada 2013 da F1, representou o papel da equipe na categoria até agora: discretíssima e sem pompa. Sem contar sequer com a presença dos pilotos, a escuderia anglo-russa mostrou o novo bólido na manhã desta terça-feira (5), no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Max Chilton, único piloto oficialmente confirmado pelo time, não esteve presente, assim como Luiz Razia, que ainda não foi anunciado pelo time.



Com visual bonito, mas quase sem patrocinadores, Marussia apresentou o MR02 (Foto: Marussia)

O novo MR02 apresenta um visual bastante arrojado em relação ao seu antecessor, com linhas harmônicas e um leve degrau no bico, seguindo a tendência de boa parte das equipes para 2013, além do escape para gerar o efeito coanda. Chama a atenção, contudo, a ausência de patrocinadores no carro tricolor, que foi desenvolvido no túnel de vento da McLaren, usando o CFD — fluidodinâmica computacional —apenas para complementar o projeto.

O projeto, que contou com a liderança de Pat Symonds, ex-diretor-técnico da Renault e, depois de ter sido suspenso da F1 por envolvimento no escândalo do GP de Cingapura de 2009, volta à categoria como diretor-técnico da Marussia. A grande novidade do novo carro é a adoção do Kers, sistema de reaproveitamento de energia cinética — desenvolvido pela Williams —, algo que a Marussia traz pela primeira vez em sua curta história de quatro anos. Dessa maneira, todas as equipes da F1 passam a contar com Kers neste ano.

Com a falência da HRT, a Marussia é a única equipe do grid que usará motor Cosworth. A fornecedora britânica não deve seguir na F1 em 2014, já que apenas Mercedes, Ferrari e Renault trabalham no desenvolvimento do novo propulsor V6 turbo de 1,6 L.

A escuderia segue sendo chefiada por John Booth, que falou sobre o novo carro anglo-russo. “Embarcamos para o primeiro teste da pré-temporada de 2013 muito otimistas quanto ao nosso novo carro, o MR02, que está à frente desse nosso próximo importante capítulo no desenvolvimento da Marussia. Embora tenhamos experimentado mudanças durante o inverno, a área de estabilidade que desfrutamos é o mais importante para o nosso progresso daqui em diante, tendo o design do nosso carro liderado pelo nosso diretor-técnico Pat Symonds.”

“Os passos que demos na segunda metade da última temporada nos deram a confiança, não apenas de lutar pelo décimo lugar no Mundial dos Construtores, mas para nos sentirmos encorajados nos rumos gerais do design, que foi a base para o nosso carro que estamos apresentando aqui em Jerez hoje”, explicou o dirigente britânico.

“Estamos confiantes de que o MR02 é um produto de evolução em relação ao pacote da temporada passada, integrando o novo Kers. Por muitas vezes, durante 2012, não obstante os passos importantes que demos em outras áreas do nosso desenvolvimento, o Kers, ou a falta dele, foi decisivo para determinar nossa posição em relação aos nossos competidores. O Kers foi, entretanto, uma omissão estratégica do nosso pacote até agora", justificou o chefe de equipe da Marussia, destacando que preferiu priorizar outras áreas na concepção do carro antes de fazer uso do sistema.

Optamos por dar ênfase à aerodinâmica, de modo que, quando estávamos em posição de trazer esse sistema para o nosso carro, já teríamos uma base forte o bastante e sua integração deve ser bastante simples. Até agora, este certamente foi o caso, com nossa equipe de engenharia de pista trabalhando durante todo o inverno na adição do Kers para garantir que possamos correr desde esta semana e usar o curto período de testes que nós temos para deixar o carro melhor para Melbourne”, finalizou Booth.


Últimas Notícias
quarta-feira, 28 de junho de 2017
Indy
F1
F1
Truck
F1
F1
F1
Stock Car
Rali
Superbike
Copa GP de Kart
F1
MotoGP
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook