Lançamentos F1
04/02/2013 16:58

Toro Rosso vai na contramão da coirmã Red Bull e lança STR8 sem degrau, mas mantém layout

Primeiro projeto da Toro Rosso liderado por James Key, o STR8 foi apresentado na tarde desta segunda-feira (4) no pit-lane do circuito de Jerez de la Frontera. O modelo segue o padrão da escuderia da Faenza, mas se difere do carro de 2012 por não levar o impopular degrau no bico
Warm Up
Redação GP, de Sumaré

► Confira imagens do STR8, carro da Toro Rosso para a temporada 2013 da F1

O que achou do STR8 da Toro Rosso? Comente no Facebook do GP

A Toro Rosso foi a oitava equipe a apresentar o carro para a temporada 2013 da F1. Seguindo a tendência das outras equipes, a escuderia de Faenza optou por uma cerimônia bastante discreta na tarde desta segunda-feira (4), no pit-lane do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Jean-Éric Vergne e Daniel Ricciardo removeram o pano vermelho que ocultava o novo modelo e apresentaram ao mundo o STR8 com layout igual a todos os modelos feitos pela sucessora da Minardi, mas, diferente de 2012, o novo carro não traz o impopular degrau no bico, na contramão do que foi adotado pela Red Bull para 2013.. O projeto do STR8 foi liderado pelo engenheiro James Key, um dos responsáveis pelo bem-nascido Sauber C31, um dos destaques do ano passado.

Alguns detalhes, além da ausência do degrau no bico, chamam a atenção no STR8. O sidepod, por exemplo, é bastante alto, postado quase na mesma altura do espelho retrovisor. Já o sistema de escapamento traz saídas de gases próximas aos pneus, mas aproveitando a lateral do bólido, bem diferente do que as outras equipes apresentaram até o momento.

Os dois titulares da Toro Rosso em Jerez (Foto: Toro Rosso/Getty Images)

Comandante da equipe italiana, Franz Tost deu as primeiras declarações pós-lançamento e não escondeu o otimismo com a temporada que se avizinha. “É muito emocionante. A equipe trabalhou com muita dedicação e veio com um grande carro para ir de encontro com as grandes expectativas que existem para este ano”, declarou o dirigente austríaco.

A Toro Rosso vem mesmo com uma proposta bastante ambiciosa para 2013. Tanto que a meta da segunda escuderia italiana do grid da F1 é evoluir de maneira considerável em relação à temporada passada, quando terminou apenas na nona colocação e somou meros 26 pontos. “O objetivo é terminar em sexto no Mundial de Construtores”, disse Tost, apostando muito no potencial de James Key e Luca Furbatto, que também trabalhou no projeto do STR8.

Jean-Éric Vergne e Daniel Ricciardo mostram o novo STR8, que não tem degrau no bico (Foto: Toro Rosso/Getty Images)

Na avaliação do austríaco, Ricciardo e Vergne fizeram boas campanhas em 2012 e acredita que sua dupla será fundamental para que a Toro Rosso alcance o objetivo de ser a sexta força da F1. “Ambos os pilotos fizeram um bom trabalho no ano passado, e estou convencido de que, se nós fornecermos um bom carro, eles virão para cima com resultados surpreendentes”, apostou Tost.

Com a apresentação do STR8, são três as equipes que restam para apresentarem seus respectivos modelos. Igualmente de maneira discreta, Marussia, nova equipe de Luiz Razia, e a Caterham, vão mostrar ao mundo seus carros para 2013 minutos antes do início da pré-temporada em Jerez de la Frontera. A Williams será o último time a mostrar seu carro e vai revelar o FW35, carro de Pastor Maldonado e Valtteri Bottas, no dia 19 de fevereiro, no circuito de Montmeló, região de Barcelona.

Últimas Notícias
sábado, 22 de abril de 2017
Indy
MotoGP
MotoGP
Indy
MotoGP
MotoGP
Brasileiro de Marcas
Indy
MotoGP
Stock Car
MotoGP
Indy
MotoGP
MotoGP
Stock Car
Galerias de Imagens
Facebook