Motociclismo
03/10/2016 08:15

Campeão brasileiro na GPR 250 em 2014, Kawakami conquista título da Moriwaki 250 Junior Cup na final em Assen

Meikon Kawakami conquistou no último fim de semana o título da Moriwaki 250 Junior Cup, categoria de base holandesa que é uma das principais portas de entrada para a Red Bull Junior Cup. Com o resultado, paulista de 14 anos também assegurou uma vaga no evento de seleção na classe que acompanha as etapas europeias do Mundial de Motovelocidade
Warm Up
JULIANA TESSER, de São Paulo
O fim de semana foi de título para o Brasil na Europa. Aos 14 anos, o paulista Meikon Kawakami garantiu a conquista da temporada 2016 da Moriwaki 250 Junior Cup, uma categoria monomarca da Holanda.
 
Criada em 2011 pela Ten Kate, a equipe que opera a estrutura da Honda no Mundial de Superbike, a Moriwaki 250 Junior Cup é uma categoria destinada a pilotos de 12 a 16 anos e serve como primeiro passo antes da Moto3.
 
A partir de 2013, a categoria deixou de lado o status de holandesa e passou a usar o rótulo de categoria europeia, contando com pilotos de outras nacionalidades. A competitividade do certame também o transformou na principal porta de acesso à Red Bull Rookies Cup, uma categoria de base que acompanha as etapas europeias do Mundial de Motovelocidade e fornece jovens talentos para o Mundial de Moto3.
Meikon Kawakami garantiu vaga na seletiva da Rookies Cup (Foto: Divulgação/Moriwaki 250 Junior Cup)

Na temporada 2016, por exemplo, são dois os pilotos com passagem pela Moriwaki 250 Junior Cup no Mundial de Moto3: Livio Loi e Bo Bendsneyder. O holandês, aliás, foi campeão da categoria da Ten Kate em 2011 e 2012.
 
Ao longo das 18 provas da temporada 2016, Meikon somou 305 pontos, três a mais que o finlandês Peetu Paavilainen. Jeffrey Buis ficou com o terceiro posto na disputa.
 
A temporada contou com nove rodadas duplas, disputadas nos circuitos de Alcarras, na Espanha, Silverstone, Snetterton e Brands Hatch, na Grã-Bretanha, Assen, na Holanda, Most, na República Tcheca, Portimão, em Portugal, e Oschersleben, na Alemanha.
 
O piloto brasileiro conquistou vitórias nas pistas de Alcarras, Silverstone, Assen, Snetterton e Brands Hatch.
 
A etapa final do campeonato aconteceu na Catedral do Motociclismo, como é conhecida a pista de Assen. A primeira prova da rodada dupla do traçado holandês teve sua largada atrasada por conta da chuva, mas Meikon teve uma atuação segura e garantiu o quarto lugar na corrida. Na corrida seguinte, Kawakami conquistou um terceiro posto, chegando aos 305 pontos que determinaram a conquista do título.
 
Com o resultado, Meikon volta a participar do evento de seleção da Red Bull Rookies Cup, como fez nas temporadas 2014 e 2015. 
 
2016, aliás, foi o último ano da Moriwaki 250 Junior Cup, já que os organizadores decidiram encerrar o campeonato — ao menos para 2017 — após uma diretriz da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) aumentar a idade mínima dos participantes de 12 para 13 anos, também levando em conta o aumento das categorias de base na Europa para esta faixa etária.
 
Além da Moriwaki 250 Junior Cup, Meikon também pode ser visto nas pistas do Brasil. O jovem piloto, que foi campeão da categoria GPR250 do Campeonato Brasileiro em 2014, compete na Superbike Series, na categoria para motos 300cc.
PADDOCK GP #48 RECEBE DENNIS DIRANI E DISCUTE MOTOGP, STOCK CAR E F1


Últimas Notícias
sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
MotoGP
F1
MotoGP
F1
MotoGP
MotoGP
Rali
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
Rali
Rali
F-E
Outras
MotoGP
MotoGP
F1
Indy
Galerias de Imagens
Facebook