MotoGP
29/12/2016 11:29

Crutchlow cita “perda de tempo” com formato atual e pede mudança na classificação da MotoGP

Cal Crutchlow sugeriu uma mudança no formato do treino classificatório da MotoGP, já que entende que os pilotos desperdiçam pneus buscando voltas rápidas ao longo de todas as sessões. Britânico sugeriu que apenas o terceiro treino livre seja usado para dividir os pilotos entre Q1 e Q2
Warm Up
Redação GP, de São Paulo
 
A MotoGP pode até viver uma era de ouro, mas isso não significa que todos estejam satisfeitos com tudo. Cal Crutchlow, por exemplo, gostaria de ver uma mudança no formato da classificação, já que vê o sistema atual como uma perda de tempo.
 
Desde de 2013, o treino classificatório é dividido em duas fases, com as primeiras três sessões de treinos livres funcionando no direcionamento dos pilotos: os dez mais rápidos no resultado combinado avançam direto ao Q2, com os demais passando pelo Q1 em busca das duas vagas finais para etapa seguinte.
Cal Crutchlow acredita que só o TL3 deveria contar para o treino classificatório (Foto: LCR)

Na visão do piloto da LCR, no entanto, essa necessidade de boas marcas a cada sessão leva os pilotos a desperdiçarem pneus.
 
“No fim, toda sessão é uma sessão de classificação”, disse Crutchlow. “É só uma perda de tempo para todo mundo”, avaliou.
 
“Todo mundo está apenas jogando pneus. Eles não ligam se não vão ter nenhum sobrando para o Q2, eles só querem ser 12º no grid”, comentou. “É difícil, porque ninguém pode trabalhar e aí esses caras ficam no sexto lugar no grid, mas 40s atrás na corrida e em lugar nenhum, porque eles usaram toda sua alocação de pneus”, continuou.
 
De acordo com o britânico, a “maioria” dos pilotos preferiria que a divisão entre Q1 e Q2 fosse feita levando em conta apenas o resultado do terceiro treino, deixando a sexta-feira para outro tipo de trabalho.
 
“Nós queremos fazer o TL3 o único momento em que você pode avançar, mas acho que isso não vai acontecer por causa do show, por causa da TV”, apontou. “Agora, no fim até o primeiro treino livre é uma sessão de classificação. É só uma perda de tempo”, concluiu.


Últimas Notícias
sexta-feira, 23 de junho de 2017
Indy
F2
Indy
Indy
Indy
F1
F1
Indy
MotoGP
F1
F1
F1
F1
Indy
F1
Galerias de Imagens
Facebook