Nascar
23/10/2016 19:41

Logano tira proveito de fim de prova comportado em Talladega, vence e garante classificação no Chase

Em um dia sem caos em Talladega, Joey Logano conseguiu sustentar a liderança quando mais precisava. A vitória é crucial para um piloto que corria sérios riscos de ser eliminado do Chase. Martin Truex Jr. e Brad Keselowski estouraram o motor e deram adeus
Warm Up
VITOR FAZIO, de Porto Alegre
Quem diria? O fim de prova em Talladega neste domingo (23) foi comportado. Poucos pilotos se arriscaram nas últimas voltas, dando uma colher de chá para Joey Logano: sem contratempos, o #22 segurou a liderança com facilidade, conseguiu a segunda vitória da temporada e avanço para a terceira fase do Chase.
 
As bandeiras amarelas até vieram, mas o big-one não se confirmou. Assim, sem grandes viradas de jogo, Logano só precisou fazer boas relargadas para se sustentar.

O segundo colocado foi uma bela surpresa: Brian Scott conseguiu o melhor resultado da carreira, até sonhando com a vitória nos metros finais. Denny Hamlin pintou em terceiro, enquanto Kurt Busch e Ricky Stenhouse Jr. completavam o top-5.
Joey Logano (Foto: Nascar Media)
Foi uma prova terrível para dois chasers: Martin Truex Jr. e Brad Keselowski explodiram seus motores e deram adeus ao campeonato de forma inesperada – eram dois dos melhores pilotos da temporada e francos favoritos ao título. Austin Dillon e Chase Elliott também deram adeus. Dillon, aliás, com requintes de crueldade: o #3 empatou em pontos com Hamlin, mas perdeu nos critérios de desempate.

A prova também foi marcada por um comportamente questionável da Joe Gibbs: seus três pilotos em condição mais tranquila no Chase – Kyle Busch, Matt Kenseth e Carl Edwards – passaram a prova inteira andando no fim da volta do líder. Assim, asseguraram posições dentro do top-30. Era suficiente para avançar no Chase, mas não pegou bem para a equipe.

A próxima etapa vai ser disputada em Martinsville. Trata-se da primeira corrida da terceira fase do Chase, que vai diminuir o número de candidatos de oito para quatro.

Saiba como foi a etapa de Talladega da Nascar
 
O sol brilhava em Talladega. Arquibancadas lotadas, clima agradável e uma corrida crucial pela frente em um circuito histórico. A Nascar não fica muito melhor do que isso.
 
A largada foi dada exatamente às 16h22 (de Brasília). Martin Truex Jr. sustentou a liderança na largada, ainda com Brad Keselowski em segundo. Já na primeira volta três fileiras de carro começavam a se formam, tornando tudo imprevisível.
 
Na segunda volta, Keselowski subiu para a liderança. Truex, Kurt Busch, Chase Elliott e Denny Hamlin fechavam o top-5, em uma ordem que mudava a cada instante. No fundão do grid, três carros da Joe Gibbs: Carl Edwards, Kyle Busch e Matt Kenseth andavam sozinhos para evitar acidentes.
 
Keselowski não era atacado. A liderança era sólida, com o #2 freando a reação de qualquer oponente. Logo atrás, Elliott conseguiu se estabelecer em segundo. E essas eram as duas únicas posições sólidas até aqui.
 
Claro, isso não durou por muito tempo. Truex conseguiu ir para cima em seguida, tomando a liderança. Duas voltas depois, Keselowski e Elliott recuperaram as duas primeiras posições.
Brian Scott conseguiu o melhor resultado da carreira: segundo lugar (Foto: Nascar Media)

Foram necessárias mais dez voltas para a liderança trocar de mãos. Elliott veio e passou Keselowski por fora. O #2, não querendo ficar preso atrás de ninguém, reagiu e deu início a uma briga acirrada: Chase e Brad vieram andando lado a lado por um bom número de voltas. Depois de um bom tempo, o #24 se consolidou como líder definitivo.
 
Keselowski se acalmou, ficando em segundo. Isso até dar o bote e, tirando proveito de um breve momento de instabilidade de Elliott, recuperar a ponta com Ricky Stenhouse Jr. em segundo.
 
Alguns pilotos foram aos boxes já na volta 37, dez voltas antes do planejado. O grupo, com aproximadamente 15 pilotos, contava com Stenhouse e Truex. Mais uma volta e o resto dos pilotou veio. No processo, AJ Allmendinger e Denny Hamlin receberam um drive-through por excesso de velocidade nos boxes.
 
Na saída dos boxes, Logano se viu com um problema seríssimo: o macaco ficou preso na traseira do carro, causando uma punição e exigindo um pit extra. O #22 se viu uma volta atrás do líder.
 
Quando tudo se normalizou, Stenhouse virou líder, com Keselowski e Elliott logo atrás.
 
Logo o caos voltou a se fazer presente: o motor de Truex foi para o brejo na volta 41, soltando fumaça e com princípio de incêndio. Salvo uma série de infelicidades de outros pilotos do Chase, o campeonato do #78 estava acabado. A bandeira amarela permitiu que Logano recuperasse a volta do líder, por conta do Lucky Dog.
 
Stenhouse perdeu a liderança para Keselowski na relargada, sendo ultrapassado também por Elliott e Ryan Blaney. Kurt Busch e Stenhouse também vinham por perto.
 
Mais algumas voltas e o grupo de ponteiros começava a mudar. Greg Biffle subiu para segundo, com Jamie McMurray em terceiro. Elliott e Kurt Busch fechavam o top-5.
 
Biffle, comandando a linha de baixo, veio e tomou a liderança em definitivo, com Elliott em segundo. Keselowski se viu sem apoio, perdendo terreno e saindo até do top-5.
 
Com 75 voltas completas, o top-5 estava andando em apenas uma linha, sem trocar posições. Biffle, Elliott, Kurt Busch, Stenhouse e Keselowski formavam o top-5.
Martin Truex Jr deu adeus ao campeonato (Foto: Nascar Media)

Em uma manobra corajosa, Keselowski resolveu formar uma linha nova de carros. Elliott o acompanhou, trazendo outros pilotos. Nesta função, o #2 recuperou a liderança com alguma facilidade. Claramente era o melhor carro do grid.
 
Na volta 80, o início do segundo ciclo de pits. Nenhum incidente desta vez, mas o top-5 voltou a mudar de cara: Keselowski, Blaney, Kurt Busch, Hamlin e Kyle Larson.

A partir daí, as coisas começaram a se acalmar. Só 30 voltas depois que uma nova troca de liderança aconteceu, com Blaney assumindo o primeiro lugar.
 
Nas 116, a segunda bandeira amarela do dia. Biffle, Jeffrey Earnhardt e Casey Mears se enroscaram, com todos indo para o muro com alguma força. Era a deixa para todos irem aos boxes.
 
Nos pits, as coisas mudaram um bocado. Hamlin saltou para primeiro, enquanto Larson trocava apenas dois pneus para pintar em segundo. McMurray, companheiro do #42, fez o mesmo e pintou em terceiro. Blaney e Logano fechavam o top-5, enquanto Keselowski era apenas o sexto.
 
Hamlin sustentou a liderança na relargada, crucial para alguém que precisa de um bom resultado para avançar no Chase. Não durou muito: Keselowski veio e roubou a primeira posição, enquanto Denny despencava.
 
Tão logo Keselowski pintou em primeiro, os carros com material da Penske vieram junto. Ryan Blaney – com motor da Penske – era segundo, enquanto Logano surgia em terceiro. Conforme os ponteiros se conformavam com a ideia de andar em fila indiana, Harvick e Bowman surgiam para fechar o top-5.
 
As coisas estavam calmas novamente, mas isso não devia durar muito. Austin Dillon e Hamlin estavam abaixo da linha de corte, respectivamente por 1 e 3 pontos. Agressividade seria necessário para reverter isso.
 
E, de fato, as coisas começaram a mudar: Blaney assumiu a liderança, conforme Keselowski começava a reclamar de superaquecimento do carro. Duas voltas depois, seu mundo caiu: o motor tinha explodido, soltando fogo e fumaça. Assim como Truex, fim de linha.
 
A bandeira amarela foi necessária, sendo acionada na volta 145. Nos boxes, Logano assumiu a liderança, sendo beneficiado por uma parada ruim de Blaney, agora quarto.
 
A relargada foi dada com 39 voltas para o fim, e Logano segurou a liderança. Mas isso pouco importou: a bandeira amarela foi necessária, consequência de um grande detrito na pista.
 
A relargada veio com 36 voltas para o fim. Logano disparou na liderança, enquanto Harvick e Blaney brigavam pelo segundo lugar. Elliott, relargando em décimo e precisando de uma vitória para seguir sonhando com o título, tentava ganhar terreno a qualquer custo.
 
O meio do pelotão ficava muito confuso, permitindo que os cinco primeiros escapassem. Logano, Harvick, Bowman, Scott e Kurt Busch eram os privilegiados.
 
Chase Elliott, mais atrás, tentava criar uma linha alternativa ou qualquer outro jeito de crescer na corrida. Mas não adiantava: o #24 seguia entalado em 11º.

Só com dez voltas para o fim começou uma verdadeira tentativa de formar uma segunda linha para combater Logano. 
 
Mas a linha não era forte suficiente para ameaçar Logano. Só uma bandeira amarela parecia capaz de ameaçar o #22. E ela veio: com sete voltas para o fim, um pneu de Kasey Kahne furou, resultando em um acidente com Jamie McMurray.

A relargada foi dada com três voltas para o fim. Harvick veio por dentro, conseguindo desafiar Logano. Não deu: o #4 caiu para quarto, quando a bandeira amarela foi necessária novamente – Bowman havia rodado sozinho.
 
Na relargada, a mesma história de sempre: Logano se segurou bem, evitando qualquer ataque de Scott, agora segundo. Como os ponteiros não foram capazes de organizar uma segunda linha para atacar o #22, nada de muito sério mudou, e Joey levou a vaga.

Nascar 2016, Talladega, corrida, final:
*Os pilotos com fundo verde estão no Chase
 
1 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD 192 voltas  
2 44 BRIAN SCOTT EUA RICHARD PETTY FORD +0.124  
3 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS TOYOTA +0.258  
4 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +0.264  
5 17 RICKY STENHOUSE JR. EUA ROUSH FENWAY FORD +0.423  
6 42 KYLE LARSON EUA GANASSI CHEVROLET +0.427  
7 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +0.467  
8 43 ARIC ALMIROLA EUA RICHARD PETTY FORD +0.495  
9 3 AUSTIN DILLON EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +0.524  
10 47 AJ ALLMENDINGER EUA JTS DAUGHERTY CHEVROLET +0.529  
11 21 RYAN BLANEY EUA WOOD BROTHERS FORD +0.614  
12 24 CHASE ELLIOTT EUA HENDRICK CHEVROLET +0.630  
13 27 PAUL MENARD EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +0.659  
14 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET +0.682  
15 16 GREG BIFFLE EUA ROUSH FENWAY FORD +0.805  
16 95 MICHAEL McDOWELL EUA LEAVINE CHEVROLET +0.823  
17 6 TREVOR BAYNE EUA ROUSH FENWAY FORD +0.828  
18 15 CLINT BOWYER EUA H SCOTT CHEVROLET +0.837  
19 1 JAMIE McMURRAY EUA GANASSI CHEVROLET +0.897  
20 10 DANICA PATRICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +0.924  
21 38 LANDON CASSILL EUA FRONT ROW FORD +0.926  
22 34 CHRIS BUESCHER EUA FRONT ROW FORD +0.986  
23 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK CHEVROLET +1.020  
24 23 DAVID RAGAN EUA BK TOYOTA +1.033  
25 7 REGAN SMITH EUA TOMMY BALDWIN CHEVROLET +1.072  
26 99 RYAN REED EUA ROUSH FENWAY FORD +1.119  
27 93 MATT DIBENEDETTO EUA BK TOYOTA +1.331  
28 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS TOYOTA +1.356  
29 19 CARL EDWARDS EUA JOE GIBBS TOYOTA +1.360  
30 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA +1.431  
31 32 BOBBY LABONTE EUA GO F A S FORD +1.666  
32 14 TONY STEWART EUA STEWART-HAAS CHEVROLET +2.634  
33 46 MICHAEL ANNETT EUA H SCOTT CHEVROLET +2.679  
34 83 JEFFREY EARNHARDT EUA BK TOYOTA +2.977  
35 5 KASEY KAHNE EUA HENDRICK CHEVROLET +1 volta  
36 88 ALEX BOWMAN EUA HENDRICK CHEVROLET +1 volta  
37 55 REED SORENSON EUA PREMIUM CHEVROLET +13 voltas  
38 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD +48 voltas NC
39 13 CASEY MEARS EUA GERMAIN CHEVROLET +79 voltas NC
40 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW TOYOTA +151 voltas NC


Últimas Notícias
segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
MotoGP
F1
Stock Car
Superbike
F1
F1
F1
Endurance
F1
Indy
F1
Indy
domingo, 10 de dezembro de 2017
Stock Car
Stock Car
Stock Car
Galerias de Imagens
Facebook