Outras
26/11/2016 10:41

Leclerc termina no muro, mas conta com abandono de Albon para ser campeão da GP3. De Vries vence em Abu Dhabi

Charles Leclerc terminou a primeira corrida da GP3 em Abu Dhabi enchendo o carro da ART na traseira de Santino Ferrucci - e abandonou. Mas Alexander Albon abandonou um pouco antes, definindo o campeonato para o monegasco. Leclerc, com vitória de Nyck de Vries, é campeão
Warm Up
Redação GP, do Rio de Janeiro
 

A temporada 2016 da GP3 tem um campeão: é Charles Leclerc, piloto da academia de desenvolvimento da Ferrari. Guiando pela ART, Leclerc terminou o trabalho neste sábado (26) mesmo sem precisar sequer chegar ao fim da primeira corrida do final da semana em Abu Dhabi. O monegasco viu o único rival que sobrava, Alexander Albon, bater no meio do caminho e, com o companheiro Nyck de Vries ganhando a corrida, se tranquilizou. Com 202 pontos contra 177 do rival, nada pode tirá-lo da ponta da GP3 em 2016.
 
Leclerc realmente não foi bem. Largou mal,logo caiu para o sexto lugar, talvez pensando em ter sido sacado do treino livre da F1 que faria em seguida pelas Haas por conta da corrida. Não parecia que seria o título de Charles, visto que Albon passava De Vries e o pole Jake Dennis para assumir a ponta da corrida. 
 
Só que uma entrada do Safety-Car interrompeu a abertura de Albon e o colocou sob pressão de Jack Aitken, que tomou a liderança na nona volta. Albon recebeu a posição de volta quando Jack foi avisado que estava sendo investigado pelos comissários por ter saído da pista. Mas o ataque voltou a acontecer e, tentando se defender, Albon tocou forte demais numa zebra e acertou Aitken. Fim de corrida para ele - e fim do sonho do título.
Charles Leclerc (Foto: GP3)
Já era o suficiente para o então quinto colocado Leclerc, que em seguida acertou Santino Ferrucci após uma freada na mesma curva que vitimou Albon. O campeão estava decidido de qualquer forma para o lado do monegasco.
 
"É estranho ser campeão e terminar no muro ao mesmo tempo. O que Ferrucci fez foi completamente estúpido - tenho que ir até lá conversar com ele -, mas consegui um feito fantástico", disse.
 
Aitken continuou na corrida após a batida de Albon, mas perdeu tempo demais e acabou alcançado por De Vries. O alemão passou por ele e depois apenas controlou Dennis para vencer a corrida. Dennis e Aitken completaram o pódio.
 
Kevin Jorg, Nirei Fukuzumi, Steijn Schotorst, Jake Hughes, Konstantin Tereschenko, Ferrucci e Alex Palou encerraram a lista de pontos. A corrida final, que encerra o campeonato 2016, acontece no domingo.


Últimas Notícias
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Truck
Kart
MotoGP
F1
F1
Truck
Kart
MotoGP
F1
F1
F1
Kart
F1
MotoGP
F1
Galerias de Imagens
Facebook