Porsche GT3 Cup
18/03/2017 12:04

Rodrigo Baptista fatura primeira vitória na Porsche GT3 Cup na abertura da temporada 2017 em Curitiba

A vitória na primeira corrida da temporada 2017 da Porsche GT3 Cup em 2017 ficou com Rodrigo Baptista. O triunfo veio depois de uma ultrapassagem em cima de Lico Kaesemodel já na metade final da prova. Na última volta, o paranaense acabou sendo superado por Miguel Paludo, campeão geral no ano passado. A vitória na Cup Master ficou com Tom Valle, enquanto na Cup Sport o vencedor foi Marcel Visconde
Warm Up
FERNANDO SILVA, de Sumaré
 
A temporada 2017 da Porsche GT3 Cup começou na manhã deste sábado (18) com a disputa da etapa de Curitiba. A primeira corrida do dia teve o céu nublado, mas pista seca, cenário bem diferente do treino classificatório da última sexta-feira. Lico Kaesemodel largou na pole-position, mas não conseguiu segurar por muito tempo a pressão de Rodrigo Baptista. Dono do melhor rendimento na pista, o piloto fez a ultrapassagem e seguiu rumo à vitória na Porsche GT3 Cup. Na última volta, o campeão geral da Porsche GT3 Cup no ano passado, Miguel Paludo, dono de passagem de destaque na Nascar, também ultrapassou Kaesemodel para terminar em segundo. Lico completou o top-3.
 
Na classe Cup Master, quem venceu foi o veterano e experiente Tom Valle. Já na Cup Sport, Marcel Visconde comemorou a vitória nesta primeira corrida da rodada dupla de Curitiba. A Porsche GT3 Cup volta logo mais, no começo da tarde deste sábado, para o desfecho da primeira etapa da temporada 2017.
Rodrigo Baptista em ação na primeira corrida do fim de semana em Curitiba (Foto: Luca Bassani)
Saiba como foi a corrida 1 da Porsche GT3 Cup em Curitiba
 
Com o tempo nublado, mas com a pista seca, a Porsche GT3 Cup abriu a temporada 2017 com a disputa da corrida 1 da etapa de Curitiba na manhã deste sábado. A pole-position ficou com o campeão da Sprint Series em 2016, Lico Kaesemodel. O paranaense teve ao seu lado o jovem Rodrigo Baptista, enquanto na segunda fila largaram JP Mauro e o bicampeão Ricardo Baptista. Já a terceira fila do grid foi composta pelo campeão geral da Porsche GT3 Cup no ano passado, Miguel Paludo, e o experiente Pedro Queirolo.
 
A grande novidade deste ano na Porsche GT3 Cup é a mudança na fornecedora de pneus. Saiu a Yokohama e entrou a francesa Michelin. A expectativa era ver em como os carros se comportariam com o desempenho dos novos compostos.
 
O grid da corrida 1 foi formado por 20 carros. Na verdade, seriam 21, mas Alceu Feldmann, que figurava na lista de inscritos, não largou nesta manhã. A prova começou com pequenos incidentes na primeira curva envolvendo pilotos como Adalberto Baptista, Cristiano Piquet, Maurizio Billi e Dario Giustozzi, que ficaram pelo caminho. A direção de prova optou por acionar o safety-car para remover os carros e detritos da pista.
 
A relargada foi dada na quarta volta, com Kaesemodel sendo bem pressionado por Rodrigo Baptista. JP Mauro vinha logo atrás, seguido por Ricardo Baptista e Miguel Paludo. Mas logo a prova teria outro incidente no fim da reta envolvendo os pilotos Carlinhos Ambrósio e Márcio Mauro, os dois da Cup Master. Pedro Queirolo também tinha prejuízo com o pneu traseiro esquerdo furado em razão de detritos na pista.
Kaesemodel largou na pole, mas foi superado por Baptista e Miguel Paludo (Foto: Luca Bassani)
Quando restavam menos de dez minutos para o fim da prova, a prova teve a segunda relargada, com Kaesemodel novamente muito pressionado por Baptista e JP Mauro vindo atrás. Mas Lico conseguiu controlar a pressão e fez o S logo após a reta dos boxes em primeiro. Mas, na entrada do miolo, Baptista colocou seu carro por dentro e conseguiu fazer a ultrapassagem. Ricardo Baptista também conseguiu fazer a ultrapassagem e subiu para terceiro. JP Mauro caiu para quinto após ter sido superado também por Miguel Paludo.
 
Rodrigo Baptista fazia valer o melhor rendimento do seu Porsche #3 e logo abria vantagem para Kaesemodel. Ricardo Baptista vinha logo atrás, mas acabou sendo superado por Paludo e JP Mauro. O primeiro colocado na Master era o veterano Tom Valle, enquanto o líder da Cup Sport era Marcel Visconde. Lico passava a sofrer com a intensa pressão de Paludo, enquanto Rodrigo Baptista estava cada vez mais confortável na liderança.
Rodrigo Baptista comemora a vitória na primeira corrida da temporada 2017 da Porsche GT3 Cup (Foto: Luca Bassani)
Na volta 14, Rodrigo Baptista cravava a melhor marca de toda a corrida: 1min20s751 e caminhava para a vitória. No giro seguinte, o dono do carro #3 abria a última volta da prova. Em segundo, Kaesemodel era quem tinha de lidar com a pressão fortíssima de Paludo. JP Mauro acompanhava de perto a batalha entre os dois campeões. No fim das contas, Rodrigo Baptista venceu com sobras, enquanto Paludo conseguiu superar Lico para faturar o segundo lugar na prova de abertura da temporada neste sábado.
 
JP Mauro terminou em quarto lugar, à frente do bicampeão Ricardo Baptista. Werner Neugebauer acabou em sexto, enquanto Tom Valle foi o melhor na classe Cup Master e sétimo no geral. Na classe Cup Sport, a vitória ficou com Marcel Visconde, oitavo no geral. Guilherme Figueroa, segundo na Cup Master, e Fernando Fortes, que ficou em segundo na Cup Sport, completaram o rol dos dez primeiros colocados na classificação geral. 14 carros chegaram ao fim da primeira corrida da Porsche GT3 Cup deste sábado em Curitiba.

PADDOCK GP #69 DEBATE ABERTURA DA INDY, TESTES DA F1 E MOTOGP E LEMBRA JOHN SURTEES


Últimas Notícias
sábado, 18 de março de 2017
Porsche GT3 Cup
F-Truck
F3
Porsche GT3 Cup
Nascar
F-E
F1
Porsche GT3 Cup
F1
F1
F3
F1
F1
F3
Porsche GT3 Cup
Galerias de Imagens
Facebook