Rali
08/01/2017 16:30

Na luta pelo título, Loeb diz que melhora na navegação “dá muita confiança” durante disputa do Dakar

Sébastien Loeb e Daniel Elena disputam pela segunda vez o Rali Dakar. Assim como aconteceu na edição passada, a dupla francesa, que corre pela Peugeot, briga pelo título. O duo ocupa a segunda posição e está logo atrás dos multicampeões Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret. Loeb acredita que a melhora na navegação tem sido determinante para o avanço da dupla na disputa deste ano
Warm Up
Redação GP, de Sumaré
 
Lendas do rali mundial, Sébastien Loeb e Daniel Elena disputam pela segunda vez o Dakar, a mais desafiadora prova do cross-country. E assim como aconteceu na estreia, em 2016, a dupla francesa luta pelo título com o protótipo da Peugeot, o 3008 DKR. Mas a experiência em uma prova desta envergadura é fundamental, e Loeb considerou um fator muito importante que ajudou o conjunto a evoluir de forma considerável em 2017: a navegação.
 
Nesta primeira semana de Dakar, a prova não passou por grandes trechos de dunas, o que deve acontecer somente na segunda semana, com a caravana da prova indo para a Argentina. No entanto, o percurso compreende muitos trechos de navegação difícil, nos quais vários pilotos se perderam.
 
Depois de seis dias de provas, considerando que a etapa de sábado entre Oruro e La Paz foi cancelada, Loeb e Elena ocupam a segunda colocação no Dakar, apenas 1min09s atrás do duo líder da competição, os lendários Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, multicampeões do Dakar. A Peugeot fecha a trinca com Cyril Després e David Castera, que estão 4min54s distantes dos líderes do rali.
Sébastien Loeb e Daniel Elena brigam pra valer pela vitória no Rali Dakar de 2017 (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)
A condição de Loeb e Elena poderia ser ainda melhor se não fosse por uma falha no motor na última quinta-feira, que fez a dupla perder quase meia hora para reparar o problema. No fim das contas, Peterhansel e Cottret aproveitaram o infortúnio dos companheiros de equipe e assumiram a liderança do Dakar.
 
Ao fazer uma avaliação sobre o desempenho da dupla em si, Loeb falou ao site norte-americano ‘Motorsport.com’ sobre o quanto a navegação tem sido importante neste processo de evolução da parceria com Elena no Dakar deste ano.
 
“Acho que o Daniel melhorou muito na navegação, e nós estamos trabalhando bem melhor juntos no carro, então claro que isso ajuda muito agora”, comentou.
 
“Isso nos dá confiança para conseguir vencer algumas especiais com muita navegação, e ainda estar, depois de algumas especiais bem complicadas, na luta pela liderança, ainda com os 25 minutos que nós ficamos parados com um problema no motor”, recordou o eneacampeão mundial de rali e maior nome da modalidade.
 
No entanto, apesar da maior confiança com a experiência adquirida, Loeb sabe que o Dakar sempre reserva armadilhas. “Isso nos dá muita confiança, mas nós também vemos que qualquer piloto e navegador podem se perder em algum lugar. Nós sabemos que tudo é possível”, concluiu.
 
Depois de um dia de etapa cancelada e do descanso neste domingo em La Paz, a partir de segunda-feira os pilotos e navegadores voltam a entrar em ação. Nesta segunda-feira, os partem em direção a Uyuni, ainda em solo boliviano, para uma especial que terá um total de 622 km, sendo 322 de trecho cronometrado.
 

Últimas Notícias
sábado, 25 de março de 2017
F1
F1
F1
F1
F1
F1
sexta-feira, 24 de março de 2017
F1
F1
MotoGP
MotoGP
MotoGP
MotoGP
MotoGP
F-Inter
F1
Galerias de Imagens
Facebook