Rali
08/01/2017 16:30

Na luta pelo título, Loeb diz que melhora na navegação “dá muita confiança” durante disputa do Dakar

Sébastien Loeb e Daniel Elena disputam pela segunda vez o Rali Dakar. Assim como aconteceu na edição passada, a dupla francesa, que corre pela Peugeot, briga pelo título. O duo ocupa a segunda posição e está logo atrás dos multicampeões Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret. Loeb acredita que a melhora na navegação tem sido determinante para o avanço da dupla na disputa deste ano
Warm Up
Redação GP, de Sumaré
 
Lendas do rali mundial, Sébastien Loeb e Daniel Elena disputam pela segunda vez o Dakar, a mais desafiadora prova do cross-country. E assim como aconteceu na estreia, em 2016, a dupla francesa luta pelo título com o protótipo da Peugeot, o 3008 DKR. Mas a experiência em uma prova desta envergadura é fundamental, e Loeb considerou um fator muito importante que ajudou o conjunto a evoluir de forma considerável em 2017: a navegação.
 
Nesta primeira semana de Dakar, a prova não passou por grandes trechos de dunas, o que deve acontecer somente na segunda semana, com a caravana da prova indo para a Argentina. No entanto, o percurso compreende muitos trechos de navegação difícil, nos quais vários pilotos se perderam.
 
Depois de seis dias de provas, considerando que a etapa de sábado entre Oruro e La Paz foi cancelada, Loeb e Elena ocupam a segunda colocação no Dakar, apenas 1min09s atrás do duo líder da competição, os lendários Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, multicampeões do Dakar. A Peugeot fecha a trinca com Cyril Després e David Castera, que estão 4min54s distantes dos líderes do rali.
Sébastien Loeb e Daniel Elena brigam pra valer pela vitória no Rali Dakar de 2017 (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)
A condição de Loeb e Elena poderia ser ainda melhor se não fosse por uma falha no motor na última quinta-feira, que fez a dupla perder quase meia hora para reparar o problema. No fim das contas, Peterhansel e Cottret aproveitaram o infortúnio dos companheiros de equipe e assumiram a liderança do Dakar.
 
Ao fazer uma avaliação sobre o desempenho da dupla em si, Loeb falou ao site norte-americano ‘Motorsport.com’ sobre o quanto a navegação tem sido importante neste processo de evolução da parceria com Elena no Dakar deste ano.
 
“Acho que o Daniel melhorou muito na navegação, e nós estamos trabalhando bem melhor juntos no carro, então claro que isso ajuda muito agora”, comentou.
 
“Isso nos dá confiança para conseguir vencer algumas especiais com muita navegação, e ainda estar, depois de algumas especiais bem complicadas, na luta pela liderança, ainda com os 25 minutos que nós ficamos parados com um problema no motor”, recordou o eneacampeão mundial de rali e maior nome da modalidade.
 
No entanto, apesar da maior confiança com a experiência adquirida, Loeb sabe que o Dakar sempre reserva armadilhas. “Isso nos dá muita confiança, mas nós também vemos que qualquer piloto e navegador podem se perder em algum lugar. Nós sabemos que tudo é possível”, concluiu.
 
Depois de um dia de etapa cancelada e do descanso neste domingo em La Paz, a partir de segunda-feira os pilotos e navegadores voltam a entrar em ação. Nesta segunda-feira, os partem em direção a Uyuni, ainda em solo boliviano, para uma especial que terá um total de 622 km, sendo 322 de trecho cronometrado.
 

Últimas Notícias
quarta-feira, 26 de abril de 2017
Stock Car
MotoGP
Indy
Indy
Indy
F1
Indy
Indy
F1
F1
F1
F1
F1
Indy
MotoGP
Galerias de Imagens
Facebook