Rali
26/01/2017 14:06

Piloto do primeiro carro elétrico da história a completar Rali Dakar, Jatón ainda comemora vitória em “odisseia”

O Acciona 100% EcoPowered se tornou o primeiro carro elétrico a completar o Rali Dakar. Nas mãos de Ariel Jatón e Germán Rolón, o carro completamente espanhol chegou ao fim na terceira tentativa, entrando na história mesmo sendo o 58º colocado
Warm Up
Redação GP, do Rio de Janeiro
 

Pela primeira vez na história, um carro elétrico completou uma edição do Rali Dakar. O Acciona 100% EcoPowered, pilotado por Ariel Jatón e com Germán Rolón como copiloto, conseguiu chegar ao final na edição que terminou há pouco mais de duas semanas e cravou o lugar na história da prova off-road de maior tradição internacional.
 
Foi a terceira tentativa do carro, que abandonara nas últimas duas edições do Dakar por problemas de confiabilidade. Agora, porém, a história foi diferente. Jatón chegou ao final no 58º lugar geral, mais de 82h atrás do vencedor, Stéphane Peterhansel. Por enquanto, não importa. A notícia é que um carro elétrico completou o Dakar - território ainda inexplorado.
 
"Foi uma odisseia. O Dakar desse ano foi muito duro, com alguns estágios intensos e complicada pelo clima e a altitude da Bolívia. Foi a corrida mais cruel na América do Sul, então estamos animados que alcançamos o final, particularmente num carro elétrico", falou Jatón.
Acciona EcoPowered 100% (Foto: Reprodução/Twitter)
O carro sobreviveu ao que o diretor-geral do Dakar, Marc Coma, classificou como a edição mais difícil na América o Sul, neste ano em que, além de Argentina e Bolívia, também passou pelo Paraguai.
 
O Acciona 100% EcoPowered é resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento da divisão R&D e Inovação da Acciona e foi construído completamente na Espanha, na cidade de Villanova del Vallés. O carro tem um motor de 250 kw, equivalente a 340 cv, além de ser impulsionado por seis baterias de lítio e mais um painel solar de 100 w.


Últimas Notícias
quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Nascar
F1
MotoGP
F-E
F1
F1
MotoGP
Indy
MotoGP
F1
F1
F1
F1
MotoGP
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
MotoGP
Galerias de Imagens
Facebook