Rali
26/01/2017 14:06

Piloto do primeiro carro elétrico da história a completar Rali Dakar, Jatón ainda comemora vitória em “odisseia”

O Acciona 100% EcoPowered se tornou o primeiro carro elétrico a completar o Rali Dakar. Nas mãos de Ariel Jatón e Germán Rolón, o carro completamente espanhol chegou ao fim na terceira tentativa, entrando na história mesmo sendo o 58º colocado
Warm Up
Redação GP, do Rio de Janeiro
 

Pela primeira vez na história, um carro elétrico completou uma edição do Rali Dakar. O Acciona 100% EcoPowered, pilotado por Ariel Jatón e com Germán Rolón como copiloto, conseguiu chegar ao final na edição que terminou há pouco mais de duas semanas e cravou o lugar na história da prova off-road de maior tradição internacional.
 
Foi a terceira tentativa do carro, que abandonara nas últimas duas edições do Dakar por problemas de confiabilidade. Agora, porém, a história foi diferente. Jatón chegou ao final no 58º lugar geral, mais de 82h atrás do vencedor, Stéphane Peterhansel. Por enquanto, não importa. A notícia é que um carro elétrico completou o Dakar - território ainda inexplorado.
 
"Foi uma odisseia. O Dakar desse ano foi muito duro, com alguns estágios intensos e complicada pelo clima e a altitude da Bolívia. Foi a corrida mais cruel na América do Sul, então estamos animados que alcançamos o final, particularmente num carro elétrico", falou Jatón.
Acciona EcoPowered 100% (Foto: Reprodução/Twitter)
O carro sobreviveu ao que o diretor-geral do Dakar, Marc Coma, classificou como a edição mais difícil na América o Sul, neste ano em que, além de Argentina e Bolívia, também passou pelo Paraguai.
 
O Acciona 100% EcoPowered é resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento da divisão R&D e Inovação da Acciona e foi construído completamente na Espanha, na cidade de Villanova del Vallés. O carro tem um motor de 250 kw, equivalente a 340 cv, além de ser impulsionado por seis baterias de lítio e mais um painel solar de 100 w.


Últimas Notícias
domingo, 25 de junho de 2017
F1
sábado, 24 de junho de 2017
Indy
Indy
Nascar
Indy
Indy
MotoGP
F1
Indy
F1
World Series
F1
F1
Indy
F1
Galerias de Imagens
Facebook