Seletiva BR
04/11/2016 16:30

Finalistas da Seletiva Petrobras 2016: Gustavo Zwetkoff, mineiro, 16 anos

Mesmo sofrendo duas quebras de motor na mesma etapa, Gustavo Zwetkoff levou a vaga para a decisão da Seletiva de Kart Petrobras. Agora entre os 12 melhores, o piloto mineiro já projeta a sequência da carreira nos Estados Unidos
Warm Up
Redação GP, de Porto Alegre
Nesta sexta-feira (4), o GRANDE PRÊMIO apresenta Gustavo Zwetkoff, um dos 12 finalistas da Seletiva de Kart Petrobras em 2016. Zwetkoff, mineiro de Belo Horizonte, tem 16 anos e se classificou para a decisão já na primeira etapa classificatória, disputada em Vespasiano.
 
Zwetkoff parte para a fase decisiva da Seletiva de Kart Petrobras com metas bem claras. O mineiro de 16 anos quer usar o torneio como trampolim para a sequência da carreira nos Estados Unidos, onde tem a Indy como objetivo principal. O dinheiro da premiação seria muito bem vindo para bancar a mudança para outro país.
 
A classificação de Gustavo veio cedo, mas isso não significa que tenha sido fácil. Na primeira prova classificatória, em Vespasiano, o piloto mineiro sofreu duas quebras de motor e ficou em condição delicada. Mas um pódio na segunda bateria bastou para cravar a presença na final.
Gustavo Zwetkoff (Foto: Flavio Quick)
Gustavo e os outros 11 finalistas concorrerão a maior premiação da modalidade no país. Além do prêmio de 70 mil reais para o campeão e 6 mil para o vice-campeão, três vencedores participarão de um programa de orientação que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.
 
FICHA TÉCNICA
 
Nome: Gustavo Zwetkoff
Data de nascimento: 22/07/2000
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Estreia no kart: 2011
Principais resultados: Pentacampeão mineiro de kart, campeão da Copa Sudeste, pole-position no GP Nacional de Kart
 
O que fez em 2016: Participação no Campeonato Brasileiro de kart na categoria Sudam
 
Participações anteriores na Seletiva: Primeira participação na Seletiva de Kart Petrobras 
 
Como foi a etapa em que você ganhou a vaga para a final?
Voltei de viagem na sexta-feira e fui para a pista sem treinar. Quebrei o motor na tomada e acabei largando de último. Na primeira bateria meu motor quebrou quando estava em p5 e na segunda consegui a vaga chegando em terceiro após largar de p14.
 
Como você está se preparando para a final da Seletiva?
Estou tentando fazer uma preparação específica para as condições que eu vou correr em novembro. Vou treinar com o equipamento da corrida para me acostumar.
 
Qual é o seu objetivo no automobilismo?
Atualmente, por ser mais acessível, eu penso em seguir o caminho para a Indy, mudando-me para os EUA no ano que vem, se der tudo certo.
 
Quem é seu ídolo no automobilismo e ou no esporte em geral? 
Não tive o privilégio de assistir o Senna em sua época de corridas, mas admiro muito o grande piloto e grande pessoa que ele foi.
 
Quem é sua referência nas pistas?
A referência é sempre o piloto mais rápido da pista, portanto é nele que você se inspira e procura virar tão rápido quanto ele até que a referência seja você.
 
Qual o plano para a temporada 2017?
Não tem nada definido ainda, mas o plano é correr de fórmula nos Estados Unidos.
 
Se for campeão, já sabe o que vai fazer com o prêmio?
Ainda não tenho um plano definido, mas pretendo investir na minha carreira, como a mudança para os EUA, por exemplo. 

Últimas Notícias
domingo, 17 de dezembro de 2017
Indy
F1
F1
MotoGP
Kart
Kart
Kart
Kart
Kart
sábado, 16 de dezembro de 2017
Kart
Kart
Kart
Kart
Kart
Kart
Galerias de Imagens
Facebook