Seletiva BR
18/11/2016 15:40

Finalistas da Seletiva Petrobras 2016: Victor Schoma, paulista, 15 anos

Ao contrário da maioria de seus adversários, Victor Schoma ainda não sabe ao certo em qual categoria quer correr no futuro. O paulista quer, antes de tudo, se profissionalizar e dar sequência à carreira com a premiação da Seletiva
Warm Up
Redação GP, de Porto Alegre

Nesta sexta-feira (18) o GRANDE PRÊMIO completa a apresentação dos finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2016 com Victor Schoma. O paulista alcançou a fase decisiva do torneio logo em sua primeira participação e, aos 15 anos, busca a profissionalização no automobilismo.
 
Ao contrário de vários finalistas da Seletiva de Kart, Schoma ainda não foca em apenas uma única categoria no futuro. Mais do que competir em alto nível, o paulista quer se profissionalizar – e a vitória no mais famoso campeonato de kart do Brasil certamente ajudaria nisso.
 
Victor se classificou para a final através da etapa de Teresina, no Piauí. O adolescente venceu uma corrida “bem tranquila”, em que o maior adversário acabou sendo o forte calor da região. Além do preparo físico, Schoma acredita que o lado psicológico e até a alimentação podem fazer a diferença na briga pelo título.
 
Além do prêmio de 70 mil reais para o campeão e 6 mil para o vice-campeão, três vencedores participarão de um programa de orientação que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.
 
Ficha Técnica
 
Nome: Victor Schoma
Data de nascimento: 09/08/2001
Local de nascimento: São Paulo
Ano de estreia no Kart: 2014
 
Principais resultados: 3º lugar Sul-americano de Rotax em 2014, Vice-campeão sul-americano, Campeão Norte Brasileiro Junior, Representante Brasil no troféu Academia em 2015, Vice-campeão GP RBC em 2016.
 
O que fez em 2016: Troféu Academia, Copa SP Light, Copa SP KGV, TOP Kart Brasil, Campeonato Brasileiro de KarT, Copa Brasil Sul-americano Rotax 
Junior 125.
 
Participações anteriores na Seletiva: Primeira vez
Victor Schoma (Foto: Flavio Quick)

Como foi a etapa em que você ganhou a vaga para a final?
A etapa em que eu ganhei a vaga para a Seletiva foi em Teresina, no Piauí. Minha maior dificuldade foi enfrentar o calor, por não estar acostumado com tais temperaturas, mas tirando isso, foi uma corrida bem tranquila, mas bem competitiva também, e o que mais me deixou satisfeito, além de ter conquistado a vaga para a final da Seletiva, foi o tanto que pude aprender lá, foi realmente uma corrida de bastante aprendizado.
 
Como você está se preparando para a final da Seletiva? 
Minha preparação vai desde os treinos com o próprio motor que será usado na final da Seletiva, e as corridas que antecederão a mesma, até minha preparação física na academia, psicológica e também com a minha alimentação, que vejo como muito importante também.
 
Qual é o seu objetivo no automobilismo?
Meu maior objetivo no automobilismo é sem dúvidas vir a ser um piloto profissional. É um caminho árduo sei bem, mais que enfrentaria sem problemas.
 
Quem é seu ídolo no automobilismo e ou no esporte em geral? 
Meu ídolo no esporte é o Ayrton Senna, tenho uma grande admiração por ele tanto, pela pessoa que foi, quanto também pelo grande piloto que era.
 
Quem é sua referência nas pistas? 
No kart minhas referências são os europeus, acho que a forma que eles trabalham e a técnicas utilizadas nas pistas são muito boas, então tento aprender bastante. E, no automobilismo no momento tem alguns pilotos na F1 que me encantam bastante pela frieza e inteligência.
 
Qual o plano para a temporada 2017? 
Para 2017 pretendo me graduar e fazer algumas corridas aqui no Brasil e outras nos EUA e Europa. Eu ganhei dias de testes na F4 italiana e F3 Brasil.
 
Se for campeão, já sabe o que vai fazer com o prêmio?
Se eu for campeão, primeiro quero aprender muito com os prêmios que serão além da verba, e com o dinheiro eu investiria na minha carreira.
Últimas Notícias
sábado, 29 de abril de 2017
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
Superbike
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook