Stock Car
19/05/2017 11:40

“Aliviado” com desempenho no Velopark, Gomes foca em quebrar jejum de quase um ano sem vitórias na Stock Car

A última vitória do campeão da Stock Car em 2015 foi em 22 de maio do ano passado, em Goiânia. Mas o paulista de Ribeirão Preto está confiante em desempenhar uma boa campanha em Santa Cruz do Sul, ainda mais depois de ter sido o segundo maior pontuador da rodada dupla do Velopark, em abril
Warm Up, de Santa Cruz do Sul
FERNANDO SILVA, de Santa Cruz do Sul
 

Marcos Gomes chega a Santa Cruz do Sul empolgado, mas também aliviado por ter encaixado uma boa performance na segunda rodada dupla da temporada 2017 da Stock Car, no Velopark. Com um quinto e um terceiro lugares nas duas corridas em Nova Santa Rita, o piloto da Cimed foi o segundo maior pontuador do fim de semana — com 35 pontos ao todo, um a menos que Thiago Camilo — e deixou para trás a jornada difícil na abertura do campeonato, em Goiânia. Agora, o campeão de 2015 chega ao interior gaúcho, palco do início da sua arrancada rumo ao título daquele ano, com outro objetivo em mente: lutar para vencer e, de quebra, encerrar o jejum de quase um ano sem subir no topo do pódio na Stock Car.
 
A 12ª e última vitória de Marquinhos na principal categoria do automobilismo brasileiro foi exatamente em 22 de maio de 2016 na corrida 1 da etapa de Goiânia, quando o piloto do carro #80 triunfou após grande duelo com Cacá Bueno. Desde então, Gomes subiu ao pódio em três oportunidades: duas em 2016 (Tarumã e Curvelo), e na última etapa, no Velopark.
 
A campanha em Nova Santa Rita deixa Gomes confiante para repetir a performance neste fim de semana em Santa Cruz do Sul. “Foi um fim de semana bem positivo. Em Goiânia acho que a gente já teria um fim de semana bom, mas acabei sendo acertado na primeira volta, e aí prejudicou toda a nossa chance de um pódio ou de somar bons pontos lá também”, explicou o ribeirão-pretano em entrevista ao GRANDE PRÊMIO nesta sexta-feira.
Feliz e aliviado com performance no Velopark, Gomes agora foca em voltar a vencer na Stock Car (Foto: Bruno Terena/RF1)
“No Velopark a gente chegou bem rápido, tinha condições até de largar na primeira fila, mas tive um azar no Q3, fui um dos últimos a entrar na pista, então o pneu esfriou bastante. Mas sabia que tinha um carro rápido na corrida, fui pra cima do pessoal e consegui um quinto e um terceiro. Isso levou a gente a ser o maior pontuador do fim de semana. Consegui recuperar e sair da 21ª para nono, entre os dez primeiros, então chego a Santa Cruz do Sul mais aliviado, e agora correr pensando na vitória e não apenas pensando nos pontos”, destacou.
 
Gomes não escondeu o quanto se incomoda com a falta de vitórias na Stock Car, sobretudo pelo fato de ter sido campeão recentemente. Contudo, Marquinhos não hesita em dizer que prefere muito mais somar pontos com regularidade e chegar ao fim do campeonato com chances reais de conquistar seu segundo título.
 
“Acho que a briga pelo campeonato é muito mais importante que a vitória. Então não vou assumir riscos desnecessários para vencer e jogar os pontos fora. As vitórias são consequências de boas corridas, trabalho, sorte... então meu foco é chegar ao fim do ano disputando o título. Se vencer durante o ano, vai ser consequência disso. Mas, claro, me incomoda ficar esse grande período de tempo sem vencer. Estou com fé e mais confiante neste ano, me entendendo muito melhor com o carro do que estava no ano passado”, avaliou.
A última vitória de Gomes na Stock Car foi na corrida 1 da etapa de Goiânia, em 22 de maio do ano passado (Foto: Fernanda Freixosa/RF1)
A Cimed tem um momento diferente como equipe na Stock Car porque a estrutura duplicou, de dois para quatro carros. Além de Felipe Fraga, Gomes passou a ter Denis Navarro e Cacá Bueno como companheiros de equipe. Aos poucos, o encaixe das novas peças vai se mostrando cada vez mais nítido.
 
“O entrosamento está bom entre os pilotos e os engenheiros. Claro que a gente não tem mais a mesma atenção de quando tínhamos no ano passado, mas sigo com o mesmo engenheiro, então isso ajuda bastante. Nenhum carro tem sido muito parecido com o outro, o que atrapalha um pouco, mas a equipe, nesta terceira etapa, acho que a equipe conseguiu moldar direitinho para ter os carros mais ou menos iguais, e aí sim vamos conseguir aproveitar as informações dos quatro pilotos”, salientou o piloto.
 
Por fim, Gomes mostrou preocupação com o alto consumo dos pneus, consequência do asfalto abrasivo de Santa Cruz do Sul. Assim, ainda não há a definição de uma estratégia para o domingo, com tudo dependendo da posição de largada e do desenrolar da primeira corrida do fim de semana. “A gente tem poucos pneus, então os treinos vão ser bem difíceis para o grid como um todo. Para a corrida, a gente tem estudado algumas variáveis possíveis”, disse.
 

“Acredito que, se a gente estiver bem, entre os três primeiros na primeira corrida, vamos optar por não trocar os pneus, mas do quinto lugar para trás, certamente vamos pensar na segunda corrida e trocar pneus. Mas vai ser bem difícil que um piloto que consiga pontuar bem na primeira bateria faça o mesmo na segunda. Mesmo com a temperatura baixa, o asfalto é bem abrasivo, e isso vai dificultar para encontrar a estratégia certa de pit-stops”, concluiu Marcos Gomes.
 
As atividades de pista neste fim de semana começam na sexta-feira com o primeiro treino livre, a partir de 13h (horário de Brasília), com duração de uma hora para cada grupo de 15 pilotos. No sábado, os competidores voltam para o segundo treino, desta vez com 40 minutos para cada grupo, a partir de 9h05. A sessão que vai definir o grid de largada está marcada para 13h e vai ter transmissão ao vivo pelos canais SporTV.
 
A terceira etapa da temporada acontece neste domingo, com a primeira corrida às 13h e a segunda marcada para 14h10, também com transmissão pelo SporTV com cobertura ‘in loco’ do GRANDE PRÊMIO com o jornalista Fernando Silva.
MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN



Últimas Notícias
domingo, 22 de outubro de 2017
MotoGP
MotoGP
F1
MotoGP
MotoGP
MotoGP
F1
MotoGP
F1
MotoGP
sábado, 21 de outubro de 2017
F1
F1
F1
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook