Stock Car
21/12/2012 15:29

Vicar cria Campeonato Brasileiro de Turismo como categoria de acesso para Stock Car em 2013

A Vicar, empresa que organiza e promove a Stock Car, confirmou a criação de uma nova categoria de acesso para a Stock Car. Campeonato Brasileiro de Turismo vai substituir a Copa Montana a partir de 2013
Warm Up
Redação GP, de São Paulo

A Vicar, empresa que organiza e promove a Stock Car, anunciou nesta sexta-feira (21), por meio de comunicado, que a categoria que viu Cacá Bueno se sagrar pentacampeão neste ano terá uma nova série de acesso a partir de 2013. O Campeonato Brasileiro de Turismo vai substituir a Copa Montana na próxima temporada e terá como objetivo formar e preparar os pilotos para o certame principal.

O carro, projetado pela JL, a mesma empresa que constrói os atuais Stock Cars, tem estrutura tubular reforçada, é mais largo e com um nível de segurança muito elevado, segundo a nota da empresa. 

Stock Car terá nova categoria acesso a partir de 2013 (Foto: Vicar)

O motor também será V8, mas com cerca de 350 cavalos e terá caixa de câmbio sequencial de cinco marchas. A carroceria terá “design inovador, moderno e esportivo”, de acordo com o comunicado. Assim como na categoria principal, a Pirelli também vai fornecer os pneus para o novo campeonato.

A primeira temporada da categoria terá oito rodadas, sendo que a etapa de abertura acontece em 28 de abril, na pista de Tarumã, no Rio Grande Sul. A prova final está marcada para Interlagos, no dia 15 de dezembro, junto com a Corrida do Milhão da Stock. 

Ao longo de 20 anos, a Stock Car sempre teve categorias de acesso. A pioneira foi a Stock Car B, que deu lugar à Stock Light, que mais tarde foi substituída pela Montana. Praticamente sem transmissão televisiva em 2012, a Copa Montana enfraqueceu e viu o número de carros no grid cair para cerca de 15 nesta temporada. Rafael Daniel ficou com título deste ano, o terceiro de sua carreira na categoria.

Confira o calendário da temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Turismo:

28 de abril - Tarumã  
2 de junho - Brasília  
16 de junho - Cascavel 
1º de setembro - Brasília 
15 de setembro - Velopark 
20 de outubro - Curitiba
10 de novembro - Goiânia*
15 de dezembro - Interlagos 

* Ainda precisa de confirmação

Últimas Notícias
sábado, 25 de outubro de 2014
F1
MotoGP
Seletiva BR
F1
F1
F1
MotoGP
MotoGP
MotoGP
MotoGP
MotoGP
MotoGP
MotoGP
MotoGP
MotoGP
Galerias de Imagens
Facebook