Superbike
26/12/2016 11:53

Hayden defende mudança polêmica no regulamento e admite: “Mundial de Superbike precisa de empolgação”

Nicky Hayden saiu em defesa da polêmica mudança no regulamento do Mundial de Superbike que vai alterar a maneira de formar o grid de largada para a corrida 2 do fim de semana. Norte-americano torceu para que o novo sistema torne as provas mais agitadas e reconheceu que a categoria precisa de mais empolgação
Warm Up
Redação GP, de São Paulo
 
Nicky Hayden entrou na polêmica e saiu em defesa das modificações feitas no regulamento do Mundial de Superbike que vão alterar o sistema de formação de grid para a segunda corrida do fim de semana.
 
A partir do próximo ano, o grid de largada para corrida 2 será apenas parcialmente definido pela Superpole, com as três primeiras filas da grelha levando em conta o resultado da primeira prova da rodada dupla.
 
Pelo novo código, as três primeiras filas do grid serão ocupadas pelos nove primeiros colocados na corrida de sábado, mas com a ordem embaralhada. A pole-position, por exemplo, vai ficar com aquele que receber a bandeirada na quarta colocação. Já o vencedor da corrida ficará com o nono posto.
Nicky Hayden apoiou as mudanças feitas do regulamento do Mundial de Superbike (Foto: Honda)

A mudança causou muita polêmica, especialmente entre os puristas, mas Hayden não integra a lista de críticos ao novo regulamento. Falando à revista norte-americana ‘Cycle News’, o campeão de 2006 da MotoGP avaliou que a modificação faz sentido no cenário atual da categoria.
 
“Eu gosto. Realmente gosto”, disse Hayden. “Conversamos na Comissão de Segurança. Estavam lançando algumas ideias. Algumas pessoas disseram: ‘Bom, você gosta porque terminou em quarto ou quinto em muitos lugares no ano passo’. É verdade. Gostaria que eles tivessem feito isso um ano antes”, seguiu.
 
“Como uma pessoa que verdadeiramente gosta de corridas, ok, talvez eu não ame. Mas pelas coisas que eles estão tentando alcançar, acho que pode criar corridas melhores”, considerou. “Sei que muitas pessoas não gostam disso, mas muito disso são velhos mal-humorados em lojas de ferragens que apenas querem continuar fazendo as coisas da mesma forma que fazem há 50 anos”, disparou.
 
O piloto da Honda acredita que a Comissão de Superbike conseguiu uma boa fórmula, já que não se trata de uma inversão completa do grid. O #69 lembrou também que a mudança não vai tirar ninguém da disputa pela vitória.
 
“Acho que conseguiram uma boa mistura. Não é uma inversão completa do grid. São apenas alguns caras descendo duas filas”, minimizou. “Chaz Davies venceu muitas corridas no ano passado começando em quinto, sexto e sétimo de qualquer forma. Então não é como se você estivesse tirando alguém da corrida 2 ou se os fãs não fossem te ver”, lembrou.
 
Nicky lembrou, também, que a performance nem sempre é recompensada e citou o caso do futebol americano, onde o campeão do Superbowl é o último a fazer sua escolha na primeira rodada do draft.
 
“Vai ser imprevisível. Acho que vai criar uma segunda corrida diferente. Uma vez que os fãs assistiram a primeira corrida, eles não querem ver a mesma corrida outra vez”, ponderou. “Embora isso não te recompense pela sua performance, é a vida. Eu não gosto de pagar impostos, mas tenho que pagar. É a mesma coisa com futebol: se você ganha o Superbowl, você escolhe por último”, comparou.
 
Por fim, Hayden torceu para que a mudança torne o Mundial de Superbike mais atrativo e reconheceu que a categoria precisa mesmo de mais empolgação.
 
“Tomara que isso apimente as coisas. É diferente da MotoGP e, sejamos honestos, o Mundial de Superbike precisa de empolgação”, reconheceu. “Acho que os fãs ficaram cansados nos últimos anos de verem sempre os mesmos caras de fábrica vencendo”, apontou.
 
“É nosso trabalho acompanhar e alcançá-los, mas também acho que uma pequena mexida nas regras pode ser positiva. Vamos ver”, concluiu.

Entenda o novo formado do grid de largada da corrida 2:

CORRIDA 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9
GRID 2 9 8 7 1 2 3 4 5 6


Últimas Notícias
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
MotoGP
F1
F-E
F1
F-E
F1
F-E
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook