World Series
11/07/2015 18:33

Em sábado agitado, Rowland e Vaxivière garantem poles para rodada dupla da Áustria da World Series

Líder da temporada 2015, Oliver Rowland conseguiu a posição de honra no grid da primeira corrida do domingo no traçado austríaco. Já na prova complementar, a pole ficou com o francês Matthieu Vaxivière, apoiado pela Lotus. Pietro Fantin e Bruno Bonifacio tiveram um dia complicado no Red Bull Ring
Warm Up
Redação GP, de Sumaré
A World Series realiza neste fim de semana a quinta etapa da temporada 2015 no seletivo Red Bull Ring, na Áustria. Contudo, de forma bem diferente do usual, a categoria de acesso cumpre um cronograma diferente, compreendendo as duas corridas da rodada no domingo. Assim, o sábado (11) ficou reservado à execução de um treino livre e das sessões classificatórias que definiram o grid de largada das duas provas. E quem levou a melhor, num dia pra lá de movimentado no circuito austríaco, foi a dupla que lidera o campeonato. Oliver Rowland, que ocupa a ponta com 123 pontos, largará na pole da corrida 1, enquanto Matthieu Vaxivière abrirá o pelotão na prova derradeira.

O treino classificatório da manhã foi realizado com pista seca. Foi uma sessão bastante apertada, com o resultado sendo definido apenas nos instantes finais. Restando dois minutos para o término da classificação, Rowland cravou 1min17s641 e tomou a pole do filipino Marlon Stockinger por 0s214. Foi a terceira pole do britânico da Fortec no ano. A Lotus, por sua vez, fecha o top-3 com Stockinger e Vaxivière, em terceiro no alinhamento inicial.

“Eu não esperava marcar a pole. Tivemos problemas no treino desta manhã, mas fizemos muitas mudanças e o carro ficou melhor”, comemorou o pole da corrida 1 no Red Bull Ring. “Os tempos foram bem mais lentos em relação à manhã porque a temperatura subiu e, talvez, por causa da borracha deixada pelos carros da ELMS”, citou o britânico, fazendo menção à categoria de endurance que também corre neste fim de semana na Áustria.
Matthieu Vaxivière no Red Bull Ring (Foto: World Series/Facebook)
Dean Stoneman foi o melhor colocado dentre os pilotos da multicampeã Dams. O britânico larga em quarto lugar. Roberto Merhi, piloto da Manor Marussia na F1, desta vez tem a World Series como grande desafio no fim de semana. O espanhol se posicionou em quinto e vai dividir a terceira fila do grid com o talentoso Nyck de Vries. Gustav Malja, da Strakka, vem em sétimo, seguido por Nicholas Latifi. Tom Dillmann e Tio Ellinas fecham a relação dos dez primeiros colocados.

Entre os brasileiros, Bruno Bonifacio, que estreia neste ano na categoria, vai abrir o domingo em 18º no grid de largada. Por sua vez, Pietro Fantin, companheiro de equipe do paulista na Draco, sai em 19º.

Já a classificação 2 foi bem mais complicada. A chuva deu as caras no Red Bull Ring no período da tarde, mas não foi obstáculo ao francês Vaxivière, que colocou a Lotus na pole e vai largar na frente pela quarta vez em 2015. Diante de uma pista úmida, o piloto anotou 1min18s160, superou Rowland e garantiu o melhor tempo da sessão. No fim da classificação, Merhi tomou o segundo lugar de Rowland e garantiu sua melhor posição de largada na temporada.
Merhi aproveitou pausa da F1 para voltar à ativa na World Series (Foto: World Series/Facebook)
De Vries fecha a segunda fila e largará ao lado de Rowland, enquanto o israelense Roy Nissany garantiu um bom quinto lugar no grid. Stockinger vai partir do sexto posto, enquanto Maindert Van Buuren abre a quarta fila e terá ao seu lado o mexicano Alfonso Celis Jr. Desta vez, Latifi largará em nono, enquanto Fantin fecha o rol dos dez primeiros colocados no alinhamento inicial. Bonifacio também teve um treino classificatório melhor à tarde e garantiu o 13º lugar.

A primeira corrida da World Series no Red Bull Ring está marcada para 5h25 (horário de Brasília), enquanto a prova derradeira acontece às 13h20.

Últimas Notícias
domingo, 19 de novembro de 2017
Stock Car
Stock Car
Stock Car
Brasileiro de Marcas
Stock Car
Stock Car
Endurance
Rali
Nascar
Brasileiro de Turismo
Motociclismo
Endurance
F3
Motociclismo
Stock Car
Galerias de Imagens
Facebook